Notícias
Entrega é feita pelos leituristas da Águas de Teresina, que estão devidamente uniformizados e adotando todas as medidas de prevenção à Covid-19.
O monitoramento de toda a água que é distribuída aos teresinenses é realizado 24 horas por equipes capacitadas e segue um rigor permanente para atender aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O Relatório Anual de Qualidade da Água 2020, com a síntese dessas informações, começou a ser entregue junto com a fatura mensal a todos os consumidores da zona urbana da capital. A entrega é feita pelos leituristas da concessionária Águas de Teresina, que estão devidamente uniformizados, com crachá funcional e adotando todas as medidas de biossegurança necessárias para a prevenção da Covid-19.
Por mês, são realizadas mais de 11 mil análises para controle de qualidade da água. O Relatório anual traz os resultados dessas análises. Nos testes, são analisados turbidez, cloro residual livre (CRL), cor, coliformes totais (CT), Ph e Escherichia Coli (E. Coli), cujos parâmetros atendem ao PRC nº 05, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde.
“Para garantir a qualidade da água que distribuímos fazemos um controle rigoroso em todas as etapas e investimos constantemente no aprimoramento dos processos que envolvem essa atividade. A entrega do Relatório Anual de Qualidade da Água é uma dentre as várias ações que realizamos junto aos nossos clientes para reforçar nossa relação transparente, de respeito e compromisso. O relatório atesta que a água é potável e segura para ser consumida”, destaca Alexandre Oliveira, gerente de produção da Águas de Teresina.
A divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água atende ao Decreto Federal 5.440, de 04/05/2005, que institui os instrumentos para que essas informações cheguem ao consumidor. Além do informativo que vem sendo entregue atualmente aos usuários pelos leituristas, a Águas de Teresina divulga de forma mensal, nas faturas, o resultado periódico das análises.
Controle rigoroso – Além dos investimentos para modernização dos laboratórios e capacitação das equipes, a Águas de Teresina também iniciou a instalação de Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) na cidade. Os equipamentos são instalados em pontos estratégicos para a coleta de amostras da água distribuída.
Cada PCQ é ligado à rede de abastecimento e as coletas são feitas de forma periódica, com o objetivo de intensificar o controle da qualidade da água que chega aos teresinenses. As primeiras unidades estão sendo instaladas em regiões que já receberam também os Pontos de Controle de Pressão (PCPs), cuja função é monitorar em tempo real a pressão de água na rede, permitindo que a Águas de Teresina tenha um mapeamento real do consumo na cidade. Ao todo, 75 equipamentos serão instalados ao longo deste ano.