Notícias
Reunião com moradores acontece nesta terça-feira (01/02)
A Águas de Teresina realiza obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário na capital piauiense com a proposta de elevar a cobertura de esgoto e universalizar o sistema até 2033. Nas regiões onde a instalação de rede já foi finalizada, a empresa realiza encontros com a população para disseminar a importância da ligação dos domicílios à rede disponível na via pública.
A exemplo do que acontecerá nesta terça-feira (01/02), na Vila Carlos Pádua, localizada no bairro Horto Florestal, zona Leste da cidade. Os moradores do bairro receberão a equipe de Responsabilidade Social da Águas de Teresina para um bate-papo sobre os benefícios do saneamento básico. Na oportunidade, todos serão orientados sobre como funciona o sistema de esgoto da cidade e a cobrança da taxa.
A Vila Carlos Pádua foi beneficiada com 1.155 metros de redes de esgoto, permitindo a ligação de 174 residências. Atualmente, Teresina conta com aproximadamente 40% de cobertura de esgoto, índice que cresceu mais de 60% após a operação da concessionária. Além de apresentar todos os benefícios de uma cidade saneada, os profissionais da concessionária falarão sobre o programa Tarifa Social, que concede 50% de desconto no valor da fatura de água para famílias de baixa renda.
“Daremos todas as orientações para que a população faça a devida conexão da sua casa à rede de esgoto e que, assim, possa desfrutar dos benefícios do esgotamento sanitário. A ligação de esgoto é um investimento em saúde. Uma coleta adequada contribui para o correto tratamento do esgoto. E isso reduz significativamente riscos de doenças, valoriza os imóveis e eleva a qualidade de vida de todos”, destaca Bárbara Melo, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina.
Como fazer a ligação
A Águas de Teresina disponibiliza a rede pública de esgoto na rua e a ligação interna da casa deve ser construída pelo proprietário. Essa ligação consiste em tubulações que ligam à rede de esgoto todas as descargas da casa: vaso sanitário, ralo do chuveiro, pias e tanque de lavar roupas. É importante destacar que a água de chuva que vem das calhas, da varanda ou do quintal não deve ser ligada à rede de esgoto.
Em todas as regiões onde a concessionária irá disponibilizar a rede, o cliente será informado por comunicação impressa sobre sua liberação para utilização e a importância dessa conexão e sobre o valor da taxa de ligação. Nas lojas de atendimento, também é possível obter todas as orientações para fazer a interligação, bem como tem acesso ao plano de parcelamento para aderir ao serviço.
No site da concessionária também estão disponíveis informações. Basta acessar: www.aguasdeteresina.com.br.