Arquivo de março 31America/Sao_Paulo 2025

Projeto Pioneiros: Jovens talentos do Piauí conquistam reconhecimento nacional 

Postado por teresina em 31/mar/2025 - Sem Comentários

Do Piauí para o mundo! Os representantes da Águas de Teresina conquistaram o topo na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), um dos maiores programas de talentos científicos do país. Agora, os jovens se preparam para participar do evento internacional Genius Olympiad, que será realizado em junho, na cidade de Nova York. 

Andressa Maria e Wenner Batista, estudantes da rede pública de Teresina, foram vencedores da 5ª edição do Projeto Pioneiros, promovido pela Águas de Teresina. Eles desenvolveram um projeto inovador que propõe o uso de água de reuso para o resfriamento de ambientes internos, trazendo benefícios ambientais e sociais. 

Durante a FEBRACE, o projeto foi amplamente reconhecido, conquistando sete prêmios e destaques, incluindo: 

  • Prêmio de reconhecimento da FEBRACE; 
  • Prêmio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); 
  • Destaque na Mostra Nacional de Feira de Ciências; 
  • Medalha Geral de Reconhecimento da FEBRACE; 
  • Prêmio Destaque Eco21.eco.br; 
  • Reconhecimento do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; 
  • Prêmio Destaque unidades da Federação, como o melhor projeto do Piauí. 

Um projeto que transforma vidas 

Andressa explica que a ideia nasceu da necessidade de práticas sustentáveis: “Queríamos algo que, além de trazer benefícios ambientais, também melhorasse a vida de quem mais precisa. A água das lavagens de roupa pode ser captada, armazenada e redistribuída para tarefas como limpeza de terraços e outros fins. Inovamos ao conduzir parte desse recurso para o telhado, reduzindo a temperatura interna dos ambientes por meio da evaporação”. 

Wenner Batista complementa: “O foco principal é melhorar a qualidade de vida e promover o uso consciente da água. Nosso projeto une práticas sustentáveis ao dia a dia das pessoas, contribuindo para a preservação dos recursos naturais”. 

A diretora-presidente da Águas de Teresina, Carolina Serafim, destacou a relevância da iniciativa. “Esse projeto é uma solução de forte impacto social e ambiental, mostrando como a inovação pode ser inclusiva. Ele ajuda famílias de baixa renda, além de promover saúde e bem-estar”, pontua. 

Fonte Viva – Renascendo com a Água 

O Projeto Fonte Viva foi o ponto de partida para o sucesso. Ele propõe o reuso eficiente da água de máquinas e tanquinhos de lavar roupas, captando, armazenando e redistribuindo a água de forma inteligente.  

A tecnologia permite reduzir a temperatura interna das residências em até 8°C, promovendo benefícios como: redução da dependência de fontes convencionais de água, eficiência energética através do resfriamento ambiental, utilização da água reaproveitada para limpeza de pisos, irrigação e descargas sanitárias. 

Essa solução sustentável e acessível contou com a tutoria voluntária de Felipe Araújo, Analista Comercial da Águas de Teresina. 

Projeto Pioneiros: Inovação e protagonismo juvenil 

Desde 2019, o Projeto Pioneiros incentiva estudantes do ensino médio da rede pública a desenvolverem soluções sustentáveis, com foco em temas como saneamento, sustentabilidade e carreira profissional. Com a orientação de tutores voluntários, os alunos mergulham na realidade do saneamento e propõem ideias transformadoras para suas comunidades. 

Andressa Maria e Wenner Batista foram os grandes campeões da 5ª edição do projeto, representando com orgulho o Piauí e a Águas de Teresina. Atualmente, os dois estudantes atuam como Jovens Aprendizes na Águas de Teresina. Wenner trabalha no setor de Serviços, enquanto Andressa atua no atendimento ao cliente por meio do call center da AEGEA. 

Bairro Água Mineral recebe obra de saneamento nos dias 29, 30 e 31 de março

Postado por teresina em 28/mar/2025 - Sem Comentários

A Águas de Teresina informa que realizará serviços para interligação de rede de esgoto na travessia da Rua Gonçalves Lêdo com a Avenida Duque de Caxias, nos dias 29, 30 e 31 de março. Desta forma, no sábado (29), a Avenida Duque de Caxias ficará interditada no sentido Norte-Centro; no domingo (30), no sentido Centro-Norte. Na segunda-feira (31) a interdição será parcial, a partir das 9h, para repavimentação, com liberação de uma das faixas nos dois sentidos. Os trechos estarão devidamente sinalizados para que os serviços ocorram com segurança.

A intervenção trará melhorias significativas para o saneamento da região, garantindo mais qualidade de vida para os moradores. A empresa segue com o trabalho de ampliação da cobertura de esgoto, já disponível para 59% da população de Teresina. Esses avanços contribuem diretamente para a saúde pública e a preservação do meio ambiente, beneficiando toda a população.

Esta obra, assim como as demais operações de implantação de rede de esgotamento sanitário, estão integradas ao aplicativo Waze, que sugere rotas alternativas conforme o trajeto.

Compromisso com a dignidade: Tarifa Social da Águas de Teresina contribui com acesso à água tratada e esgotamento sanitário para famílias em vulnerabilidade

Postado por teresina em 21/mar/2025 - Sem Comentários

Teresina, 21 de março de 2025 – Garantir o acesso universal à água potável e esgotamento sanitário é um direito fundamental e um compromisso da Águas de Teresina, especialmente no mês em que se celebra o Dia Mundial da Água (22). A Tarifa Social é uma das principais iniciativas da empresa para assegurar que famílias em situação de vulnerabilidade possam usufruir desses serviços, sendo a água um recurso essencial à vida.

Atualmente 23 mil famílias teresinenses são beneficiadas pelo programa, que concede 50% de desconto nas faturas de água e esgoto e isenção da tarifa de ligação à rede de esgotamento sanitário disponibilizada pela Águas de Teresina para 59% da população.

“O acesso à água tratada é um direito de todos e, por meio da Tarifa Social, buscamos garantir que nenhuma família fique para trás. É uma iniciativa que vai muito além do desconto na fatura; é sobre proporcionar dignidade, saúde e qualidade de vida para milhares de pessoas”, reforça Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina.

Para ampliar o alcance do programa, a subconcessionária também realiza parcerias com líderes comunitários e promove mutirões de atendimento. “Quando um serviço essencial como a água tratada não chega a todos, o coletivo também sofre as consequências. Nosso compromisso é garantir que cada vez mais famílias tenham acesso a esse recurso vital”, destaca Gabriel Barbosa, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina.

Recentemente, a Águas de Teresina, também firmou acordo com o Estado, Município e Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Teresina (ARSETE), para expandir ainda mais o acesso à Tarifa Social. Através desse acordo, novas famílias serão beneficiadas de forma mais automatizada à Tarifa Social, pois haverá disponibilização pelo Poder Público dos dados do CadÚnico, que após validados peloa ARSETE e empresa, poderão ser inseridos nesse novo contexto, reforçando o compromisso da empresa com a inclusão e a dignidade social.

A cliente Irene Gonçalves, moradora do bairro São Francisco, celebrou a economia garantida pelo programa: “Fiquei muito feliz em ser inserida nesse projeto, pois agora estou pagando menos na minha conta e com a economia sobra mais dinheiro para outras necessidades de casa como alimentação e até lazer. Estou muito satisfeita. Agradeço a oportunidade de fazer parte desse programa”.

Como participar?

  • Para ter acesso à Tarifa Social, a família deve preencher os seguintes requisitos:
  • Ser cliente residencial/doméstico;
  • Ter Cadúnico;
  • Ser beneficiário do Bolsa Família;
  • Não possuir débitos com a Águas de Teresina;

Para se cadastrar, é necessário apresentar documentos, como:

  • Documento oficial com foto;
  • CPF;
  • Cartão Cidadão ou Número de Identificação Social (NIS) / Cadúnico;
  • Conta de água atualizada;
  • Carteira de Trabalho;
  • Documento do imóvel (caso o interessado não seja o titular).

Realize seu cadastro

O cadastro da Tarifa Social pode ser feito nas lojas de atendimento da Águas de Teresina ou pelo telefone 0800 223 2000. Garantir o acesso à água tratada é promover dignidade e cidadania para quem mais precisa.

Relatório da Água 2024 reafirma compromisso com qualidade e segurança da água distribuída pela Águas de Teresina 

Postado por teresina em 19/mar/2025 - Sem Comentários

Documento reúne mais de 230 mil análises realizadas ao longo do ano pela Águas de Teresina 

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Águas de Teresina reafirmou seu compromisso com a qualidade e segurança da água distribuída à população. O Relatório da Água 2024, já disponível no site www.aguasdeteresina.com.br e na fatura dos clientes, comprova que a água fornecida na capital atende rigorosamente aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

Com mais de 230 mil análises realizadas ao longo do ano, o relatório atesta que a água que levamos até o medidor é tratada e segura para consumo. As amostras foram analisadas em laboratórios próprios e terceirizados, garantindo total transparência e confiabilidade nos resultados. Para fortalecer esse monitoramento, a concessionária conta com 200 Pontos de Controle de Qualidade (PCQ’s) espalhados estrategicamente pela cidade, permitindo um acompanhamento contínuo da qualidade da água. 

“O documento reafirma o compromisso da empresa com a qualidade da água que chega às torneiras dos teresinenses, assegurando que todos os padrões de potabilidade são rigorosamente cumpridos para a proteção da saúde da população”, destaca Gabriela Coutinho, diretora executiva da Águas de Teresina. 

Investimentos que transformam Teresina 

Desde 2017, os investimentos em infraestrutura de abastecimento acabaram com problemas históricos de falta d’água, garantindo a universalização do serviço na zona urbana ainda em 2020. O fim do desabastecimento crônico, especialmente durante o período conhecido como B-R-O BRÓ, representa uma vitória significativa para a cidade que substituiu a falta d’água por água tratada e de qualidade nas torneiras. A universalização do serviço trouxe impacto direto na saúde pública, como a redução dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, anteriormente presentes em baldes com água devido à escassez, contribuindo para a diminuição no índice  de doenças causadas pelo vetor transmissor. 

A Águas de Teresina também demonstra um compromisso em atender às necessidades das comunidades mais vulneráveis da cidade, com iniciativas que identificam áreas carentes para a instalação de redes de abastecimento, melhorando as condições sanitárias daquele local, além da implementação de programas como a Tarifa Social, que concede desconto de 50% na fatura de água e esgoto, além de orientações quanto consumo consciente 

“É importante reforçar que todas as áreas atendidas viviam em condições precárias, especialmente no que se refere ao fornecimento de água. Com a implantação das redes de abastecimento, não apenas garantimos o acesso a um recurso essencial, mas também promovemos melhorias significativas na qualidade de vida da população, reduzindo os índices de doenças de veiculação hídrica. Além disso, incluímos essas pessoas na Tarifa Social que é um grande aliado para garantir que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a esse serviço fundamental com um valor mais acessível, assegurando dignidade e saúde para todos”, arremata Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina. 

Água para transformar vidas: no mês da Água, Lindalma Soares celebra o acesso à água tratada e dignidade

Postado por teresina em 18/mar/2025 - Sem Comentários

O mês de março ganhou um significado especial para dona Francisca Ribeiro, moradora do residencial Lindalma Soares. Coincidindo com a celebração do Dia Mundial da Água (22), a retomada das obras de regularização do abastecimento na região trouxe esperança e alegria para mais de 10.800 moradores. Serão implantados mais de 22 km de rede de abastecimento, assegurando água tratada e de qualidade para milhares de famílias. Entre os beneficiados, dona Francisca não esconde sua felicidade.

“Eu estou transbordando de alegria. Pois ninguém vive sem água! E agora nós vamos ter uma vida muito melhor. Uma vida digna, como um ser humano mesmo”, relata a dona de casa que agora poderá usufruir de água tratada e de qualidade, todos os dias, em sua torneira.

Com olhar voltado para as famílias em situação de vulnerabilidade, a Águas de Teresina desenvolve um trabalho focado em áreas recém-regularizadas, com o objetivo de garantir o abastecimento contínuo à toda a cidade. Os moradores do Residencial Lindalma Soares, na zona Norte de Teresina, estão sendo contemplados com um sistema de abastecimento de água, neste mês de março. A ação vai promover, além da extensão de rede, também faremos a padronização das ligações domiciliares com a instalação de hidrômetros, contribuindo para a melhoria das condições sanitárias das famílias.

Investimentos: do desabastecimento ao acesso universal

A Águas de Teresina já investiu mais de R$ 1 bilhão na ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água. Esses investimentos garantiram o acesso universal à água potável e contemplaram melhorias significativas, como a expansão das redes de distribuição, modernização e ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA Sul, além da construção da ETA Norte. Também foram implantados 24 novos sistemas de bombeamento (boosters), com destaque para o Dirceu e o Petrônio Portela, que agora possuem capacidade de bombeamento de 1.450 m³/h e 2.700 m³/h, respectivamente. A infraestrutura foi reforçada com a instalação de 16,4 km de adutoras e a perfuração de 27 poços, resultando em uma capacidade de produção superior a 4,6 milhões de litros de água por hora.

Crescimento contínuo

A partir da atuação em áreas recém-regularizadas, a Águas de Teresina realiza a implantação de redes de abastecimento de água e contribui para a melhoria das condições sanitárias de famílias carentes da capital piauiense. No residencial Lindalma Soares, serão 3 mil novas ligações domiciliares que, além de água, levam mais saúde, bem-estar e, principalmente, mais dignidade. Através de ações como essa, a empresa já regularizou o abastecimento em mais de 54 comunidades vulneráveis, beneficiando aproximadamente 78.800 teresinenses com água potável. “Água é vida e é um direito essencial. Garantir o acesso a esse recurso básico é promover saúde, bem-estar e transformar vidas. Em cada torneira que passa a jorrar água tratada, vemos um avanço na qualidade de vida das famílias e na construção de uma cidade mais digna e inclusiva”, afirma Gabriela Coutinho, diretora-pexecutiva da Águas de Teresina.

Tarifa Social: água acessível para quem mais precisa

Além da regularização do abastecimento de água tratada na região, a concessionária também realiza na comunidade a busca ativa para o cadastro das famílias no programa Tarifa Social, que reduz pela metade o valor da conta de água e esgoto, além da isenção do valor de ligação do esgoto, para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica na capital piauiense, oferecendo um suporte financeiro importante para que essas famílias possam utilizar esse recurso essencial de forma mais tranquila e segura.

“Mais do que um benefício financeiro, a Tarifa Social é um compromisso com a dignidade e a qualidade de vida. Garantir água acessível é garantir saúde, segurança e a oportunidade de um futuro melhor”, finaliza a presidente da águas de Teresina, Carolina Serafim.

Saúde nota 10: Programa leva educação ambiental para escolas de Teresina 

Postado por teresina em 17/mar/2025 - Sem Comentários

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22), a Águas de Teresina realiza nas escolas, o programa Saúde Nota 10. Uma iniciativa que tem o intuito de despertar a consciência dos estudantes para a importância da utilização da água e esgoto tratados para a conservação do meio ambiente, da saúde e melhoria da qualidade de vida da população. 

O programa é desenvolvido para estudantes de escolas públicas e privadas da capital e durante todo esse mês, de forma lúdica, mais de 700 alunos, entre crianças e adultos, aprenderão sobre o tratamento da água e do esgoto da capital.  

“Por meio de palestras e jogos, de forma lúdica, os profissionais abordam sobre o saneamento básico, despertando a percepção dos alunos para a temática da água tratada, bem como a importância dos serviços de água e esgoto”, aborda Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina. 

Durante a programação do Saúde Nota 10, sete escolas, que receberam um outro projeto da Águas de Teresina, o Escola Saneada (que permite a ligação da unidade de ensino à rede de esgotamento sanitário), receberão o selo Selo Esgoto Tratado e a arte de um lindo mural, executado pelo artista plástico Sanatiel Costa, que realizará um painel focado em saneamento e preservação do meio ambiente. 

Dentre as escolas que receberão o projeto Saúde Nota 10, neste mês celebrativo do Dia Mundial da Água, estão: Bright Bee School, Unidade Escolar Maria Dina Soares, Associação Casa Esperança e Vida, Escola Municipal Deoclécio Dantas, CMEI Noélia Maranhão, Unidade Escolar Henrique Couto, U E Prof João Soares da Silva, CMEI Helena de Carvalho, NAAHS Superdotação e Rede Jesuítas – Santa Maria da Codipi. 

O programa Saúde Nota 10 também promoverá uma ação cultural, no Teatro Quatro de Setembro, com apresentação de Chagas Vale e Studio de Ballet de Teresina. 

Águas de Teresina ajusta paridade da tarifa de esgoto para 80%

Postado por teresina em 14/mar/2025 - Sem Comentários

A partir de hoje, 14 de março de 2025, a Águas de Teresina passa a adotar desconto na tarifa de esgoto. A paridade da tarifária passará a ser 80% da tarifa de água. Desta forma, para cada R$ 1 consumido em água, será pago R$ 0,80 pelo esgotamento sanitário.

O percentual foi aprovado em um acordo prévio, assinado pela Águas de Teresina, Agespisa, Prefeitura de Teresina e Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Teresina (Arsete). “O acordo foi fruto de um entendimento colaborativo e tem como principal objetivo o bem-estar da população e marca um avanço significativo para o futuro do saneamento básico na capital”, destaca Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina.

Além disso, conforme o novo acordo, os usuários podem ter até 100% de desconto no valor do serviço de ligação ao sistema de esgotamento sanitário. Importante destacar que o novo formato de cobrança não terá efeito retroativo. Confira:

• Até 180 dias, a partir da notificação formal feita pela Águas de Teresina, terão 100% de desconto.
• De 181 e 365 dias, a partir da notificação formal feita pela Águas de Teresina, terão 50% de desconto.
• Após 365 dias, da notificação formal feita pela Águas de Teresina, serão cobrados integralmente pelo serviço de ligação, podendo ser parcelado em até 60 prestações mensais diretamente na fatura.

Tarifa Social
Os usuários cadastrados na Tarifa Social junto à Águas de Teresina seguem isentos do valor da ligação de esgoto e possuem desconto de 50% na conta de água e esgoto. O benefício social já contempla mais de 22 mil famílias. Além disso, a Águas de Teresina segue comprometida em ampliar o número de inscritos no programa, a partir da disponibilização dos dados do CadÚnico, sendo possível identificar e cadastrar potenciais novos beneficiários.

Águas de Teresina, Município e Agespisa firmam, com a participação da ARSETE, acordo prévio para revisão do Contrato de Subconcessão

Postado por teresina em 11/mar/2025 - Sem Comentários

A Águas de Teresina, Agespisa, Prefeitura Municipal de Teresina e a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Teresina (Arsete), assinaram um acordo prévio que marca o início do processo de revisão do contrato de subconcessão de água e esgoto da capital.

O acordo foi firmado em um entendimento conjunto que visa o bem-estar da população e representa um marco importante para o futuro do saneamento básico na capital, que segue avançando, com abastecimento de água universalizado ainda em 2020, e o esgotamento sanitário tendo evoluído de 19% para 59% de cobertura, reforçando o compromisso com a cidade e o atendimento integral das metas contratuais pela Águas de Teresina.

É importante ressaltar que a revisão contratual é um procedimento padrão e previsto na legislação federal e em contratos de concessão. A revisão visa atender à solicitação de análise e ajuste de tarifas, incentivar a conexão à rede de esgoto e garantir o avanço da expansão dos serviços de saneamento, com melhorias contínuas na qualidade, observando o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.

A partir da celebração do acordo, ficou estabelecido que a paridade da tarifa de esgoto passará a ser 80% da tarifa de água. O novo percentual passará a valer nas faturas emitidas a partir de 14 de março de 2025.

Além disso, os serviços complementares de ligação à rede de esgotamento sanitário passarão a ter, a partir do acordo prévio e sem efeito retroativo, um novo formato de cobrança:
• Os usuários que fizerem os ajustes internos de seus imóveis para conexão à rede de esgoto no prazo de até 180 dias a partir da notificação formal feita pela Águas de Teresina, terão 100% de desconto no valor do serviço de ligação ao sistema de esgotamento sanitário.
• Os usuários que fizerem os ajustes internos de seus imóveis para conexão à rede de esgoto entre 181 e 365 dias a partir da notificação formal feita pela Águas de Teresina, terão 50% de desconto no valor do serviço de ligação ao sistema de esgotamento sanitário.
• Os usuários que fizerem os ajustes internos de seus imóveis para conexão à rede de esgoto após 365 dias da notificação formal feita pela Águas de Teresina, serão cobrados integralmente pelo serviço de ligação ao sistema de esgotamento sanitário, podendo referido valor ser parcelado em até 60 prestações mensais diretamente na fatura.
• Os usuários cadastrados na Tarifa Social junto à Águas de Teresina seguem isentos do valor da ligação de esgoto.
• A Águas de Teresina continua responsável pela ampliação de, até 15 metros, tanto das redes de abastecimento de água como das redes coletora de esgoto existentes. Após essa metragem, os custos referentes à extensão das redes são de responsabilidade do usuário, bem como o custo complementar de ligação à rede de esgoto disponível, observada a nova regra escalonada de cobrança acima informada.

A Águas de Teresina também se compromete a implementar campanhas de conscientização para ampliar o acesso à tarifa social de água e esgoto, conforme previsto na Lei Federal nº 14.898/2024. A implementação das campanhas terá início tão logo a subconcessionária receba os dados do CadÚnico da Agência Reguladora (ARSETE), permitindo a identificação e o cadastro dos potenciais novos beneficiários. Esses novos beneficiários também contarão com a isenção da ligação do esgoto, tão logo passem a ter o benefício.

O acordo também definiu que a Águas de Teresina retomará integralmente a execução das obras de expansão das redes de água e esgoto na cidade, bem como continuará com os reparos indicados pelo Grupo de Trabalho (composto por representantes da Águas de Teresina, SDU’s, ETURB e ARSETE) das vias públicas beneficiadas por estas obras, realizadas nos anos de 2023 e 2024.

Dia da Mulher: Saneamento leva mais saúde e dignidade para teresinenses 

Postado por teresina em 07/mar/2025 - Sem Comentários

Você sabe a relação entre saneamento básico e dignidade feminina? A falta ou precariedade de água tratada e esgotamento sanitário afetam diretamente a vida das mulheres, pois, trazem aumento da carga de trabalho doméstico, maior incidência de doenças, necessidade de deslocamentos diários para a obtenção de água e, até mesmo, a ausência de banheiros contribuem para pobreza menstrual e exposição direta a riscos. 

 Apesar disso, com a criação do Marco Legal do Saneamento (2020), o país observa uma mudança positiva nesse cenário. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2019 e 2023, mais de 3,5 milhões de mulheres passaram a residir em domicílios com abastecimento de água potável. Um crescimento de 3,8% no período. 

 O avanço foi proporcionado pelos grandes investimentos no setor. Na capital do Piauí, a Águas de Teresina alcançou a universalização do abastecimento de água em 2020, com apenas três anos de atuação. Os esforços significativos melhoraram e otimizaram o abastecimento à população. Foram investidos mais de R$ 1 bilhão no saneamento da zona urbana da cidade, chegando ao valor de R$ 208,51 por habitante em 2023, o que supera a média nacional de R$ 71,76, segundo dados do Instituto Trata Brasil. 

 “A água e o saneamento, como um todo, são essenciais para a dignidade das mulheres. A falta desses serviços impacta diretamente a saúde, a rotina e as oportunidades das mulheres, principalmente daquelas em situação de vulnerabilidade. Nosso compromisso é garantir que mais pessoas, especialmente mulheres e crianças, tenham acesso a esses direitos fundamentais, promovendo mais qualidade de vida e igualdade”, destaca Gabriela Coutinho, diretora-executiva da Águas de Teresina. 

A transformação na vida das teresinenses trouxe mais saúde, qualidade de vida e dignidade, como detalha a dona Maria de Jesus, que teve sua realidade mudada com a chegada da água tratada. “Antes, a gente pegava água de poço, era uma corda numa lata para puxar três vezes para poder encher um baú de 18 litros. A água nós tivemos que carregar na lata, na cabeça, até para banhar, para fazer comida, para lavar roupa. Hoje a realidade é outra, a água está muito boa, é uma água forte, é maravilhosa”, comemora a moradora do bairro Real Copagre, na zona Norte de Teresina. 

 Ao todo, são mais de 480 mil pessoas beneficiadas com os serviços de coleta e tratamento de esgoto na capital piauiense. Considerando o indicador de cobertura de esgoto de quando a Águas de Teresina assumiu o serviço, em 2017, o índice quase triplicou, passando de 19% para 59%. É o maior investimento em esgotamento sanitário da história da concessão.  

 Para Maria da Cruz Ferreira, do bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, ter sua casa conectada à rede de esgoto era um sonho que em breve se tornará realidade. “Eu moro aqui desde 1986. No começo era bem difícil. E hoje é para melhorar, para ganhar esse saneamento que era um sonho. Com 69 anos, nunca tinha morado e nunca morei, nunca tive acesso a esse saneamento. Até porque Teresina não tinha antes. E hoje nós somos privilegiados”, conclui. 

Mulheres que transformam a vida de outras mulheres 

Na Águas de Teresina as mulheres provam que a presença feminina no setor de saneamento básico vai além da ocupação de um espaço, é uma atuação essencial. Elas garantem o funcionamento de um serviço fundamental para a sociedade. Hoje são 16 mulheres ocupando cargos de liderança. Além disso, a empresa vive um momento histórico, em que pela primeira vez a subconcessionária tem duas mulheres a frente da gestão: diretora-presidente, Carolina Serafim e a diretora-executiva, Gabriela Coutinho; um avanço significativo de conquista e representatividade.  

A Águas de Teresina mantém, ainda, o programa Respeito Dá o Tom, que promove o movimento de igualdade e oportunidades, começando por um ambiente de trabalho mais igualitário, que estimule o respeito e a valorização das diferenças. Como evolução de um trabalho com ações estruturadas, a Aegea, holding da qual a Águas de Teresina faz parte, tem como meta, até 2030, o aumento da representatividade de 32% para 45% o número de mulheres na liderança 

“O Respeito Dá o Tom é um dos pilares da nossa empresa, pois acreditamos que a diversidade e a inclusão são fundamentais para uma sociedade mais justa e igualitária. Nosso compromisso é garantir oportunidades para todos e assegurar que cada voz seja reconhecida e valorizada”, finaliza Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina.