Postado por teresina em 26/nov/2024 - Sem Comentários
O esgotamento sanitário é considerado um dos principais parâmetros de desenvolvimento socioeconômico de uma cidade, possuindo grande impacto na saúde pública e meio ambiente. A Águas de Teresina, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da capital piauiense, tem feito investimentos contínuos e uma ampliação da cobertura do serviço, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e a preservação dos recursos hídricos da região.
Desde que assumiu a gestão dos serviços em 2017, a Águas de Teresina elevou a cobertura de coleta e tratamento de esgoto de 19% para mais de 60%, um resultado expressivo que demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da cidade.
Impacto Ambiental Positivo
A expansão do sistema de esgotamento sanitário tem um impacto direto na redução do lançamento de esgoto bruto nos rios Poti e Parnaíba, importantes mananciais que abastecem a população e sustentam atividades econômicas como a pesca e o turismo.
José Francisco, pescador há mais de 20 anos e membro do grupo Guardiões do Poty, celebra os avanços: “Aqui em Teresina, esse tratamento do esgoto ficou parado por um bom tempo, algo que prejudicava bastante o nosso trabalho, já que as pessoas preferiam os peixes de criadouros, por conta do ambiente mais limpo. Com essas obras, acredito que esse despejo direto do esgoto no rio irá acabar, favorecendo inclusive o lazer”.
Benefícios para a População
Além dos benefícios ambientais, o avanço do esgotamento sanitário traz dignidade e saúde à população. O tratamento adequado do esgoto reduz a proliferação de doenças, melhora a qualidade de vida das comunidades e valoriza as áreas urbanas e rurais de Teresina.
“O saneamento básico é um direito de todos e, em Teresina, estamos caminhando para que essa meta seja alcançada. Cada novo trecho que avança é um passo para garantir um futuro mais sustentável para a cidade e preservar nossos rios para as próximas gerações”, afirma Carolina Serafim, presidente da Águas de Teresina.
Acompanhe o cronograma de obras até o dia 29 de novembro:
Centro/Sul
Avenida Maranhão: entre Av. Ind. Gil Martins e rua Porto (com trecho em contrafluxo).
Avenida Joaquim Ribeiro: entre rua Simplício Mendes e Av. Pedro Freitas.
Av. Ind. Gil Martins: entre Av. Miguel Rosa e rua Valença.
Postado por teresina em 19/nov/2024 - Sem Comentários
Hoje, obras de esgotamento sanitário seguem em dez bairros de Teresina
As obras de esgotamento sanitário da Águas de Teresina estão em dez regiões da cidade para a implantação de rede coletora de esgoto que tem como finalidade coletar e tratar da forma correta todo esgoto que é gerado em ralos, pias e banheiros. Desta forma, será possível eliminar os esgotos a céu aberto e destinar os efluentes até as estações de tratamento, para em seguida serem devolvidos da forma correta aos rios.
A capital piauiense conta com 28 estações de tratamento de esgoto e 75 estações elevatórias de esgoto. Atualmente, a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá, recebe obras para ampliar a sua capacidade de tratamento de 150 litros para 260 litros por segundo. Mesmo em obras, a estação de tratamento continua operando dentro da normalidade, permitindo que, diariamente, 40 milhões de litros de esgoto sejam devolvidos da forma correta na cidade. Ou seja, um volume correspondente a 19 piscinas olímpicas é devolvido, todos os dias, aos rios Poti e Parnaíba. Com a finalização das obras, a proposta é elevar ainda mais esses números e impulsionar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Teresina com a geração de mais saúde, qualidade de vida e preservação ambiental.
Confira o cronograma de obras até o dia 24/11:
Visita dos agentes socioambientais
Monte Castelo, Vermelha, Macaúba, Centro, Mocambinho, São Francisco, Poti Velho, Santa Luzia, Saci, Gurupi, Alto da Ressureição, Lourival Parente, Parque São João e Triunfo.
Responsabilidade Social
Visita porta a porta nos bairros: Poti Velho, Buenos Aires, Bom Jesus, Mocambinho e Gurupi.
Postado por teresina em 13/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas de Teresina, em mais uma iniciativa que demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade, realizou a conexão à rede de esgotamento sanitário de quatro escolas municipais. O projeto “Escola Saneada” beneficiará diretamente 1094 alunos, proporcionando um ambiente escolar mais seguro.
As unidades escolares contempladas foram a Deoclécio Dantas e Noeli Maranhão da Costa e Silva, localizadas no Vale do Gavião (zona Leste), e o CMEI Helena Maria R de Carvalho e a Fundação Wall Ferraz, no bairro Itaperu (zona Norte). A escolha desses locais se deu em função da recente implantação da rede coletora de esgoto nas regiões.
“Por meio do Escola Saneada reforçamos o compromisso social da Águas de Teresina com a temática da educação, pois o saneamento, além de gerar saúde e qualidade de vida, reduz o afastamento de crianças da escola e contribui com o desenvolvimento humano. É um trabalho que vai além do saneamento básico, com perspectiva de um futuro mais saudável, sustentável e cuidados com as nossas crianças”, afirma Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina.
Para o professor José Maria da Costa, diretor da escola Deoclécio Dantas, a ação torna-se essencial para o desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. “Primeiro recebemos a estrutura no bairro e depois a grata surpresa de termos sido escolhidos para receber esse projeto. Não tenho dúvida de que isso só vem contribuir com a aprendizagem das crianças, que passam a contar com instalações adequadas e livres de possíveis doenças, como dengue e chicungunha, ocasionadas por mosquitos oriundos de esgoto a céu aberto. E a gente sabe criança doente fica em casa e consequentemente não aprende”, arrematou o professor.
Ampliação do saneamento em Teresina
A Águas de Teresina segue avançando com os serviços de esgotamento sanitário, para ampliar ainda mais o acesso à coleta e tratamento de esgoto na zona urbana da cidade, que hoje conta com mais de 60% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente são 10 regiões que estão com canteiros e as obras beneficiam também toda comunidade escolar da cidade.
Acompanhe o cronograma de obra até dia 17/11:
Centro/Sul
Avenida Maranhão: entre Av. Ind. Gil Martins e rua Porto (com trecho em contrafluxo), entre rua Santa Luzia e Av. Joaquim Ribeiro e entre rua Abílio Guimarães e Av. Nações Unidas.
Avenida Joaquim Ribeiro: entre Gabriel Ferreira e Av. Pedro Freitas.
Gurupi
Ruas: Santo Cristo, Santa Vitória, São Martins, Ouro Branco, São Caetano, São José. Santa Luzia, São Rafael, Juraci Linard Pinheiro, São Pedro do Piauí, Irlanda, Alto do Bode, Rua das Flores, Carlos Feitosa, João da Mata, Vila Rica, Carajás, Altamira do Pará, Navegantes, Alto do Paraíso, Santa Teresa e Luiz Abreu.
Bom Jesus
Avenida Jerumenha.
Rua Engenheiro Alves Noronha.
Mocambinho
Avenida Antônio Pedreira Martins: entre ruas Nova Esperança e Joana D’arc
Ruas: Dentista Agenor Vieira Luz, Raimunda Carmozina, Jornalista Josípio Lustosa (Interdição total nos cruzamentos das quadras 13, 18 e 19 e entre as quadras 13 e 18.
Poti Velho
Ruas: Des. Flavio Furtado, Sapucaia, Alameda Domingos Jorge Velho, Mário Augusto de Freitas, Inventor Teodoro Sobral, Jean Le Lones, Prof. Artur Furtado, José Santana e Djalma T Silva.
Santa Luzia
Ruas: Cajueiro, Santa Efigênia e Jacob Martins.
Saci
Ruas: Gen. João Henrique Gaioso, 12 (Q 61), 39 (Q 49), 42 (Q 50), 77 (Q Saci).
Buenos Aires
Avenida Duque de Caxias
Ruas: Topógrafo Solimar, Profª Sinhá Borges, Rua da Praça.
Água Mineral
Ruas: Motorista Aerolino Carvalho, Padre Anchieta, Grota, Pequena, Quilombo dos Palmares, Aminthas Floriano, Paraim, Jamaica e Lucílio Avelino. Avenida Duque de Caxias: entre ruas José de Freitas e Gonçalves Lêdo.
Pirajá
Estação de Tratamento de Esgoto – ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto
Postado por teresina em 04/nov/2024 - Sem Comentários
Ação de responsabilidade social no CEU Norte oferecerá para a população serviços gratuitos de saúde, orientações jurídicas, entre outros.
Teresina, 4 de novembro de 2024 – A Águas de Teresina, por meio do Instituto Aegea, braço de iniciativas socioambientais da Aegea, realiza no dia 9 de novembro a 1ª edição do “Prospera – Um movimento pelo cuidado com a vida”. A ação une voluntariado e responsabilidade social e oferecerá dezenas de serviços gratuitos para milhares de pessoas de 15 municípios onde o grupo Aegea, holding que administra a Águas de Teresina, atua por meio de suas concessionárias. Profissionais especializados estarão disponíveis para prestar assistência à população com serviços de saúde e bem-estar.
Neste ano, entre os serviços que serão oferecidos estão emissão RG digital, atendimento médico, teste covid, aplicação de vacinas, avaliação oftalmológica, aferição da pressão arterial, medição de glicemia, bioimpedância, orientações odontológicas e aplicação de flúor, orientações jurídicas, orientações sobre cursos e direitos para as mães solo, cortes de cabelo, seguro DPVAT, sorteio de habilitação, gincanas e atividades recreativas para crianças e jovens, cadastro Tarifa Social (água e energia), troca de lâmpada e reciclagem, serviços do SINE e negociação de débitos. O sistema SESI/SENAI será o parceiro da Aegea nas cidades onde ocorrem as ações.
A ação faz parte de um conjunto de iniciativas dos pilares da Sustentabilidade e ESG que a Aegea e suas concessionárias desenvolvem por todo o país visando gerar prosperidade compartilhada nos territórios. O evento acontecerá simultaneamente nas cidades de Manaus (AM), Barcarena (PA), Crato (CE), Horizonte (CE), Cariacica (ES), Campo Grande (MS), Sorriso (MT), Primavera do Leste (MT), Teresina (PI), Timon (MA), Búzios (RJ), Camboriú (SC), São Francisco do Sul (SC), Piracicaba (SP) e Canoas (RS). Os colaboradores da Companhia participação da iniciativa por meio do Programa de Voluntariado da Aegea.
Presente em mais de 500 municípios em 15 estados, a Aegea, com 14 anos de trajetória, beneficia mais de 31 milhões de pessoas de Norte a Sul do Brasil. A Companhia é comprometida com o alinhamento de ações que impactam no desenvolvimento sociocultural, oferecendo serviços de qualidade e promovendo o bem-estar das comunidades onde atua.
Mais de 5,5 mil pessoas foram beneficiadas na edição de 2023 do Prospera
Em 2023, na 1ª edição da iniciativa, mais de 300 colaboradores voluntários participaram da ação social que ofereceu serviços para mais de 5,5 mil pessoas em cinco municípios: Barra do Garças (MT), Campo Grande (MS), Crato (CE), Manaus (AM) e São Francisco do Sul (SC).
O Programa de Voluntariado da Aegea fomenta ações sociais lideradas pelos colaboradores da Companhia de maneira estratégia, estruturada e sistematizada, contribuindo para que o trabalho voluntário e a empatia sejam valores da empresa. Mais informações sobre o Prospera 2023: https://institutoaegea.com.br/atividades/prospera/
Serviço
O que: Ação Social – “Prospera – Um movimento pelo cuidado com a vida”
Local: Santa Maria da Codipi (CEU Norte), bairro Santa Rosa
Horário: das 8h30 às 12h (Horário de Brasília)
Saiba mais em: https://www.aguasdeteresina.com.br/
Postado por teresina em 04/nov/2024 - Sem Comentários
Os investimentos em infraestrutura de esgotamento sanitário avançam na cidade. Confira abaixo os locais onde as equipes de serviço estarão atuando na semana de 04 a 09 de novembro:
Centro/Sul
Avenida Maranhão: entre Av. Ind. Gil Martins e rua Porto (com trechos em contrafluxo)
Avenida Joaquim Ribeiro: entre Gabriel Ferreira e Av. Maranhão e entre Av. Pedro Freitas e rua Dr Area Leão.
Monte Castelo
Rua Arimatéia Tito: entre ruas Coriolano Carvalho e Prof. Zefinha Ferraz.
Vermelha
Av. Miguel Rosa: entre Av. Nações Unidas e rua 24 de Janeiro.
Av. Joaquim Ribeiro: entre rua Arlindo Nogueira e Av. Pedro Freitas.
Tabuleta
Av. Miguel Rosa: entre rua Min. Pedro Borges e Av. Gil Martins.
Gurupi
Ruas: Santa Vitória, Custódio Neto, Santa Teresa, Rua dos Navegantes, Altamira do Pará, Carajás e Vila Rica.
Bom Jesus
Avenidas: Prefeito Freitas Neto e Jerumenha.
Rua Engenheiro Alves Noronha.
Mocambinho
Avenida Santa Joana D’Arc.
Ruas: Jornalista Josípio Lustosa (Interdição total entre quadras 13 e 15, quadras 45 e 48 e entre quadra 48 e Rua 15), Nova Esperança, Violinista Elizário, Marechal Lott, 60 e Quadra 18.
Poti Velho
Ruas: Des. Flavio Furtado, Mário Augusto de Freitas, Inventor Teodoro Sobral, Alameda Domingos Jorge Velho, Sapucaia, Jean Le Nones, João Isidoro França, Vereador Edson Pires.
Parque São João
Avenida Henry Wall de Carvalho: entre ruas Yara Lima e Ivan Tito.
São Pedro
Avenida Ind. Gil Martins: entre Av. Miguel Rosa e rua David Caldas.
Lourival Parente
Ruas: Brito Melo, Alberto Leal Nunes, Nilo Peçanha.
Santa Luzia
Ruas: Joaquim Barroso, Cajueiro, Santa Efigênia, Rua 9, Murici, Rua 6, Telma Elisa, Jacob Martins. Rod. Cap. Pedro Teixeira.
Saci
Ruas: Atlântida, 50, 39 (Q.49), 22 (Q. 29), 14, 11 (Q. 10 e 21), Gen. João Henrique Gaioso, 77 (Q. Saci), 32, 33.
Triunfo
Ruas: Afonso Pena, Carlos Gomes e Coelho Neto.
Buenos Aires
Ruas: Narciso Corrêa Lima, Profª Sinhá Borges, Rua da Praça.
Água Mineral
Ruas: Motorista Aerolino Carvalho, Padre Anchieta, Grota, Quilombo dos Palmares, Aminthas Floriano, Jamaica e Lucílio Avelino. Avenida Duque de Caxias: entre ruas José de Freitas e Gonçalves Lêdo.
Pirajá
Estação de Tratamento de Esgoto – ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto
Visitas com agentes socioambientais
Mocambinho (Setores A, B, C, E), São Francisco, Poti Velho, Real Copagre, Memorare, Buenos Aires, Alto Alegre e Mafrense.
Visitas porta a porta:
– Lourival Parente: Nilo Peçanha (6/11 – 7h30 às 17h).
– Saci: Avenida Luis Pires Chaves, Rua 8 (Q.7 e 8), Rua 10 (Q.9), Rua 11 (Q.10), Rua 12 (Q. 11), Rua 24 (Q.51), Rua 26 (Q.52), Rua 28 (Q.44, 53, 54), Rua 30 (Q.45), Rua 31 (Q.51), Rua 14, Rua General João Henrique Gaioso (7/11 – 7h30 às 17h). Buenos Aires: Rua Engenheiro Alves de Noronha (8/11 – 7h30 às 17h).