Postado por teresina em 29/ago/2024 - Sem Comentários
Seguindo o cronograma de obras para ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto, neste sábado (31/08) e domingo (01/09), a Águas de Teresina estará com obras de esgotamento sanitário na Avenida Maranhão. Os serviços ocorrerão no sentido Sul / Centro, com interdição total da via.
Os trabalhos, nessa área, ocorrerão no trecho que compreende a Avenida Joaquim Ribeiro e Avenida José dos Santos e Silva. Os trechos estarão devidamente sinalizados, com sugestão de rota alternativa, para garantir a segurança operacional da obra e, principalmente, das pessoas que trafegarem na região, durante as atividades de implantação do interceptor de esgoto.
Desta forma, os condutores que transitarem na Avenida Maranhão, no sentido Sul/Centro, deverão acessar a Avenida Joaquim Ribeiro, pegar a Rua João Cabral à esquerda, para depois dobrar à direita na José dos Santos e Silva e pegar à esquerda novamente na Rua Riachuelo e acessar à esquerda na Rua Felix Pacheco para retornar à Avenida Maranhão. Já os condutores que necessitarem acessar a Avenida José dos Santos e Silva, pela Maranhão, deverão seguir até a Avenida Joaquim Ribeiro, pegar a Rua João Cabral e entrar à direita na Avenida José dos Santos e Silva
A implantação da infraestrutura de esgotamento sanitário ocorre em diversos bairros da cidade com o objetivo de levar todo o esgoto gerado, nas residências e estabelecimentos comerciais, até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá, que também passa por obra de ampliação para aumentar sua capacidade de tratamento para 260 litros por segundo.
“Todo esse investimento visa retirar os esgotos a céu aberto e reduzir doenças de veiculação hídrica. Pedimos a compreensão da população nesse momento de obras e reafirmamos nosso compromisso de levar mais saúde e qualidade de vida a partir do esgotamento sanitário”, destaca Danilo Almeida, diretor executivo da Águas de Teresina.
Postado por teresina em 26/ago/2024 - Sem Comentários
Com o intuito de ampliar o sistema de esgotamento sanitário da cidade, a Águas de Teresina intensifica os trabalhos para a implantação das redes coletoras em diversos pontos. Atualmente importantes avenidas como José dos Santos e Silva, Professor Valter Alencar e Barão de Castelo Branco, além da Maranhão, recebem os serviços que vão contribuir com a elevação dos índices de saneamento e consequente bem-estar da população.
Na avenida José dos Santos e Silva os trabalhos ocorrem entre as ruas Coelho de Resende e Dr. Arêa Leão. Na Professor Valter Alencar, as equipes estão entre as ruas Heráclito de Sousa e Professor Alceu Brandão. Já na Barão de Castelo Branco, os serviços ocorrem entre a avenida Industrial Gil Martins e rua Equador. E por fim na avenida Maranhão com dois trechos: o primeiro entre as avenidas Joaquim Ribeiro e José dos Santos e Silva e o segundo entre Av. Prof. Valter Alencar e rua Porto. Em todos esses trechos os serviços ocorrem entre 07h e 18h.
“Por se tratar de uma obra de grande porte e para garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas, todas as vias são interditadas parcialmente, com o trânsito em meia pista e a devida sinalização. Tendo em vista que são trechos movimentados, para causar o menor impacto possível na mobilidade urbana, a concessionária divulga rotas alternativas e conta com o apoio do aplicativo Waze para orientar quem passa por esses locais”, detalha Danilo Almeida, diretor executivo da Águas de Teresina.
De acordo com o presidente da concessionária, Jacy Prado, os investimentos na infraestrutura de coleta e tratamento do esgoto, além de proporcionar a elevação dos índices de saúde, promovem também o crescimento econômico e social da cidade. “O avanço no saneamento básico não só contribui para a saúde pública, mas também oferece a oportunidade de valorização imobiliária, atração de novas indústrias e, consequentemente, geração de emprego e renda”, diz o gestor.
Cronograma de obras no período de 26 a 31 de agosto
Postado por teresina em 20/ago/2024 - Sem Comentários
Nesta semana, a avenida Barão de Gurguéia, no bairro Pio XII, recebe obras de implantação de rede coletora de esgoto da Águas de Teresina. Os serviços ocorrem no período noturno, das 18h às 5h e, durante a execução dos trabalhos, o trecho terá interdição total para que a obra ocorra com segurança.
A intervenção irá se concentrar no trecho entre as ruas Eurípedes Aguiar e Murilo Braga. A implantação faz parte do avanço das obras de esgotamento sanitário da cidade, que já está com 59% de cobertura e até o final dos serviços deste biênio 2023/2024 beneficiará, no total, 480 mil pessoas. A atividade irá ocorrer sempre durante a noite e madrugada, com liberação da via durante o dia.
“Os investimentos da Águas de Teresina em serviços de coleta e tratamento de esgoto seguem acelerados na cidade. Na Barão de Gurguéia, uma via de grande fluxo de veículos particulares e coletivos, optamos por executar os trabalhos no período noturno, minimizando os impactos. Desta forma, podemos seguir o cronograma e elevar ainda mais os índices de saneamento da cidade”, explica o diretor executivo da Águas de Teresina, Danilo Almeida.
Confira abaixo o cronograma de obras de 19 a 24 de agosto
Visitas socioambientais
Monte Castelo, Vermelha, Macaúba, Centro, Mocambinho (Setores A, B, C e E), São Francisco, Poti Velho, São Pedro, Água Mineral, Memorare, Real Copagre, Buenos Aires, Mafrense e Cidade Nova.
Reuniões com a comunidade
Mocambinho e Água Mineral
Postado por teresina em 13/ago/2024 - Sem Comentários
São 50 vagas destinadas para setores operacional e administrativo
Com obras que avançam a cada dia na cidade, a Águas de Teresina abre processo seletivo com 50 vagas disponíveis para as funções de Agente de Saneamento, Operador de Retroescavadeira, Operador de Esgotamento Sanitário, Operador de ETA, Operador de Call Center (também afirmativa), Analista Eletroeletrônico, Analista de Cadastro Jr (Topografia), Assistente de Engenharia, Coordenador Obras, Especialista Projetos, Especialista Planejamento e Controle, Supervisor Engenharia. Das oportunidades, a maioria delas são para os serviços de infraestrutura de esgotamento sanitário da capital, que visam beneficiar ao final das obras, 480 pessoas com coleta e tratamento de esgoto na zona urbana.
Para participar do processo seletivo, os interessados devem entrar no site www.aguasdeteresina.com.br, acessar a aba Carreiras e depois clicar em Oportunidades, onde poderão utilizar os filtros e visualizar as vagas com as devidas informações. Além do salário compatível com as posições, a empresa oferece aos colaboradores assistência médico-odontológica, seguro de vida, Gympass, vale alimentação e/ou refeição e vale transporte; além de cursos gratuitos a partir da plataforma digital Academia Aegea. Os candidatos que não forem selecionados neste momento ficarão cadastrados no Banco de Talentos da empresa para futuras oportunidades.
A Águas de Teresina tem destinado recursos para a expansão do esgotamento sanitário em toda a cidade. Investimentos que refletem na economia e na geração de emprego. De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas, Adriana Pacheco, o número de contratados na área do saneamento com carteira assinada em Teresina teve um aumento significativo desde maio de 2023 (quando as obras de esgoto começaram), até agora. “Foram cerca de 500 novas contratações diretas e indiretas no período, aumentando a circulação de recursos na cidade e melhorando a situação de muitas famílias”, destaca.
Atualmente, a concessionária está com canteiros para expansão de obras de esgotamento sanitário nos bairros Vermelha, Centro, Nossa Senhora das Graças, Tabuleta, Monte Castelo, Cidade Nova, São Pedro, Real Copagre, Mocambinho, Itaperu, Poti Velho, Buenos Aires, Água Mineral e Pirajá.
Confira abaixo o cronograma de obras de 12 a 17 de agosto
Visitas com agentes socioambientais
Monte Castelo, Vermelha, Macaúba, Centro, Mocambinho (setores A, B, C, E), São Francisco, Poti Velho, São Pedro, Água Mineral, Memorare, Real Copagre, Buenos Aires, Mafrense, Cidade Nova e Monte Castelo.
Reuniões com a comunidade
Mocambinho e Água Mineral
Postado por teresina em 06/ago/2024 - Sem Comentários
Os investimentos da Águas de Teresina em serviços de coleta e tratamento de esgoto seguem acelerados na cidade com obras em vários bairros, como: Vermelha, Centro, Nossa Senhora das Graças, Tabuleta, Monte Castelo, São Pedro, Real Copagre, Mocambinho, Memorare, Vila da Paz, Água Mineral e Pirajá. O avanço das obras permitiu que Teresina tenha atualmente 59% de cobertura de esgotamento sanitário, contribuindo com a qualidade de vida da população, como, por exemplo, a redução de doenças por veiculação hídrica, como diarreia, dengue e cólera.
Os bairros que recebem essas obras são visitados por equipes de conscientização da concessionária, que passam de porta em porta com informações para tirar dúvidas dos moradores sobre a implantação do serviço, além de falar sobre benefícios do saneamento básico. Outro assunto abordado é acerca da ligação intradomiciliar do imóvel, que consiste em ajustes internos necessários para direcionar o esgoto gerado de pias, banheiros, vasos sanitários e ralos para a rede instalada pela concessionária.
“Esse trabalho de aproximação com as pessoas é essencial para adaptar o cliente ao serviço de saneamento. Muitas pessoas viveram por anos com o esgoto na porta de casa e a rede de esgoto traz uma perspectiva de mudança muito grande. Daí a importância dessas visitas dos nossos agentes socioambientais para que a população possa entender o benefício de longo prazo que vai ter”, diz o diretor executivo da Águas de Teresina, Danilo Almeida.
Confira abaixo o cronograma de obras até 11 de agosto
Visitas socioambientais
Monte Castelo, Vermelha, Macaúba, Macaúba, Centro, Mocambinho (Setores, A, B, C, E), São Francisco, Poti Velho, São Pedro, Água Mineral, Memorare, Real Copagre, Buenos Aires, Mafrense, Cidade Nova, Monte Castelo.
Reuniões com a comunidade
Mocambinho e Alto Alegre
Postado por teresina em 05/ago/2024 - Sem Comentários
Projeto cultural e educativo incentivado pela Águas de Teresina apresenta espetáculos teatrais sobre asaneamento básico
Alunos da rede pública municipal de ensino recebem o projeto Teatro Digital, que apresenta espetáculos sobre saneamento básico por meio de peças teatrais com artistas da Companhia de Circo Teatro Sem Lona. A ação ocorre por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Mistério da Cultura e é patrocinada pela Aegea, companhia líder em saneamento privado no Brasil, da qual a Águas de Teresina faz parte.
O projeto conta com peças cênicas de curta duração, que envolvem tecnologia digital, conciliando o real e virtual, em uma experiência única e marcante para o público. O objetivo principal da iniciativa é ensinar e orientar crianças e adolescentes sobre a importância do saneamento básico, com ênfase no tratamento da água e do esgoto, explicando o funcionamento do ciclo completo da água.
“Iniciativas como esta são fundamentais para ampliar o conhecimento sobre saneamento básico. O Teatro Digital aborda esses temas de maneira lúdica e interativa, mostrando aos alunos a importância do tratamento da água, do uso consciente, bem como é essencial a coleta e tratamento do esgoto. Isso faz com que compreendam o impacto do saneamento básico no equilíbrio do ecossistema e as faz multiplicadoras de comportamentos sustentáveis”, ressalta o gerente de Responsabilidade Social, Gabriel Barbosa.
O cenário é composto por uma visão 180 graus em um espaço de 12×3 metros. Além disso, todo o cenário é digital, dando ao espectador a impressão de estar dentro da história, em uma realidade imersiva, estimulando os sentidos humanos, de modo que essa interação e o usuário estejam próximos de uma atividade do mundo real. Assim, o público fica imerso no ambiente virtual, interativo e mágico.
O Teatro Digital funcionará até do dia 15 de agosto, percorrendo 9 escolas municipais, em uma carreta móvel.
Confira a programação:
Horários:
• Manhã: 08h, 08h30, 09h, 09h30, 10h, 10h30
• Tarde: 13h40, 14h10, 14h40, 15h10, 15h40, 16h10
Cronograma:
• 05/08 – CMEI Professor Wall Ferraz, bairro Cerâmica Cil
• 06/08 – CMEI Carlos Drumond, bairro Portal da Alegria
• 07/08 – EM Jornalista João Emílio Falcão, residencial Vamos Ver O Sol
• 08/08 – CMEI Menino Jesus, Vila Pantanal
• 09/08 – CMEI Chico Xavier, bairro São Sebastião
• 12/08 – EM Tio Bents, bairro Morros
• 13/08 – EM Elias Ximenes do Prado Júnior, Residencial Nova Teresina
• 14/08 – CMEI Tia Anita Gayoso, Nova Teresina
• 15/08 – EM Santa Maria da Codipi, bairro Santa Maria.