Arquivo de junho 24America/Sao_Paulo 2024

Avenida Maranhão terá continuidade de obras de esgotamento sanitário a partir desta quarta-feira (26)

Postado por teresina em 24/jun/2024 - Sem Comentários

A partir da próxima quarta-feira (26), a Águas de Teresina avançará em mais uma etapa das obras de ampliação da rede de esgotamento sanitário na cidade, dando continuidade à implantação do interceptor na Avenida Maranhão. Nesta fase, serão instalados mais 2.397 metros da tubulação que tem a função de receber o esgoto de vários pontos da cidade e encaminhar para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá, que também recebe obras para a ampliar a sua capacidade de tratamento, saindo de 150l/s para 260l/s.

As atividades ocorrem entre a rua Valdivino Tito e a Avenida Joaquim Ribeiro. Para garantir a eficiência do serviço e minimizar impactos na mobilidade urbana, a interdição da via será parcial, no sentido Sul/Centro, com uma faixa livre para os veículos que já utilizam o trajeto. Os motoristas também podem optar pelo desvio dobrando à direita na Rua Valdivino Tito, depois à esquerda na avenida Pedro Freitas, descendo até a avenida Joaquim Riberio à esquerda, para retornar à avenida Maranhão. Toda a área estará devidamente sinalizada e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) dará o suporte necessário para orientar o tráfego de veículos na região.

A obra da Avenida Maranhão é mais uma das várias frentes de trabalho que estão espalhadas pela cidade com a proposta de ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto da capital do Piauí. “As ações de ampliação da cobertura de esgotamento sanitário são de grande importância para Teresina, pois impacta na qualidade de vida dos moradores a partir da retirada dos esgotos a céu aberto, trazendo valorização imobiliária e preservação ambiental. É uma nova era de desenvolvimento para a cidade e de uma vida mais saudável para a população”, destaca o diretor executivo da empresa, Renee Chaveiro.

Atualmente, a concessionária está com frentes de serviço em mais 8 bairros de Teresina. Nesses últimos 12 meses, o investimento é de R$ 300 milhões em obras estruturantes que incluem rede coletora, linha de recalque, interceptor, estações elevatórias de esgoto e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá.

Confira todos os canteiros de obras de esgoto em Teresina até o dia 29 de junho:

Centro
Avenida Joaquim Ribeiro: Entre as Av. Pedro Freitas e Av. Maranhão
Rua Olavo Bilac: Entre as Ruas Quintino Bocaiuva e Rua Davi Caldas
Avenida Miguel Rosa: Travessia
Rua Simplício Mendes: Entre as ruas Olavo Bilac e Av. José dos Santos e Silva
Rua Gabriel Ferreira: Entre as ruas Olavo Bilac e Av. José dos Santos e Silva
Rua Magalhães Filho e Rua Anisio de Abreu
Rua Quintino Bocaiuva: Entre a Avenida Joaquim Ribeiro e Rua Santa Luzia

Água Mineral
Rua Trindade Júnior, Rua Motorista Genésio Carvalho, Rua Trindade Júnior, Rua João F. Ferry, Av. Duque de Caxias, Rua Mario Faustino

Buenos Aires
Rua Bom Jesus: Entre as ruas Radialista Jackson Moreira e Rua Prof. Edson Cunha
Rua Fernando Pires Ferreira: Entre as ruas Radialista Jackson Moreira e Rua Prof. Edson Cunha
Rua Engenheiro Miguel Furtado Barcellar: Entre as ruas Radialista Jackson Moreira e Rua Prof. Edson Cunha
Rua Bom Jesus: Entre as ruas Radialista Jackson Moreira e Rua Prof. Edson Cunha
Rua Castelo do Piauí: Entre as ruas Radialista Jackson Moreira e Rua Prof. Edson Cunha
Rua Radialista Jackson Moreira: Entre Av. Duque de Caxias e Rua Professora Sinhá Borges

Memorare
Rua Sotero Vaz: Entre as ruas José Marques da Rocha e Rua Alto Longá
Rua Sotero Vaz: Entre as ruas José Marques da Rocha e Rua Bom Jesus
Rua Justino Rufino: Entre a Rua Barras e Rua Amarante
Rua Irmã Cândida: Entre a rua Barras e Rua Amarante
Rua Fabiano de Cristo: Entre as Ruas Barras e Rua Amarante

Vermelha
Avenida Joaquim Ribeiro: entre as ruas Arêa Leão e Rua David Caldas, Avenida Barão de Gurguéia: cruzamento com a Av. Nações Unidas, Avenida Barão de Gurguéia: cruzamento com Rua João Virgílio, Avenida Miguel Rosa: entre as ruas Zeferino Vieira e Rua Henrique Dias, Avenida Miguel Rosa: rua Gabriel Ferreira e rua 24 de Janeiro (Travessia).

São Pedro
Avenida Pedro Freitas: Entre as Ruas Buriti do Lopes e Porto
Rua Barroso: Entre as Av. Gil Martins e Rua Piripiri
Rua Oeiras: Entre as ruas Porto e Rua Pedro II

Cidade Nova
Ruas: Haiti, Uruguai, Canadá, Hélio Correia Lima, Rua Alvaro Freire e Rua Uruguai e Avenida Barão de Castelo Branco

Mocambinho
Setor A – Quadras: 16,17, 18, 19, 21,22, 23,24
Ruas: Presidente Médici, Rua Londrina, Rua Raimunda Carmozina (entre as quadras 46 e 47), Rua Dentista Agenor Vieira Luz ( Entre as quadras 47 e 48), Rua Gilberto da Cruz Rocha (Entre as quadras 45 e 46)

Pirajá
Estação de Tratamento de Esgoto – ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto

Visitas com agentes socioambientais
Vermelha, Macaúba, Centro, Mocambinho Setor A, São Francisco, Poti Velho, São Pedro, Memorare, Buenos Aires, Água Mineral, Real Copagre, Primavera, Cidade Nova e Parque Alvorada

Reuniões com a comunidade
Visita aos canteiros de obras dos bairros São Pedro, Mocambinho e Centro

Teresina recebe exposição sobre o ciclo da água com instalações interativas e mostra de cinema

Postado por teresina em 19/jun/2024 - Sem Comentários

Projeto “Olho D’Água, trazido pela Águas de Teresina, promove a sensibilização ambiental ao público

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas, óculos de realidade virtual e exibição de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, projeto patrocinado pela Águas de Teresina, que estará na cidade, em comemoração alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O evento ocorrerá no Parque da Cidadania, entre os dias 20 e 23 de junho, com entrada gratuita. Na quinta-feira (20) e sexta-feira (21), a ação será voltada às escolas municipais, mediante agendamento. Já no sábado (22) e no domingo (23), a exposição ficará aberta ao público em geral, das 16h às 20h. Nesses dois últimos dias, haverá exibição de curtas metragens ambientais, com a “Mostra Cine ao Ar Livre”, a partir das 20h. Após as sessões, acontecerá ainda uma roda de conversa.

A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Águas de Teresina, apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

“A proposta é levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.

O projeto Olho D’água tem como tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”. O objetivo é despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.

“O projeto é uma excelente iniciativa para expandir o conhecimento sobre o saneamento básico, pois trabalha informações de uma forma lúdica e interativa, fazendo com que as crianças compreendam o impacto do saneamento básico para o equilíbrio do ecossistema, além de torná-las multiplicadoras do comportamento sustentável”, destaca o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina, Gabriel Barbosa.

O projeto
A iniciativa, que também é composta por exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Ceará. Até o segundo semestre de 2024, além do Piauí, passará ainda pelo Maranhão, Pará e Amazonas.

Programação
Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Local: Parque da Cidadania, em Teresina/PI
Quinta-feira (20/6) e sexta-feira (21/6): atendimento às escolas municipais, mediante agendamento
Sábado (22/6) e domingo (23/6): exposição das 16h às 20h, com cinema ao ar livre a partir das 20h

Serviço
Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do projeto: https://www.olhodagua.art.br/. O Instagram é @expo_olhodagua e o Facebook é https://www.facebook.com/expoolhodagua

Com obras de saneamento, Teresina evolui econômica e socialmente

Postado por teresina em 18/jun/2024 - Sem Comentários

O saneamento básico de Teresina passa por grandes transformações com as obras de esgoto avançando por toda a cidade. Atualmente, a Águas de Teresina está com canteiros em 9 regiões diferentes: Centro, Mocambinho, Buenos Aires, Memorare, Vermelha, São Pedro, Pio XII, Cidade Nova e Pirajá (Estação de Tratamento). Já são mais de 83 mil pessoas beneficiadas com os trabalhos em implantação de rede de esgoto no biênio 23/24. Com a conclusão dos investimentos de R$ 300 milhões de reais feitos pela concessionária nas obras da cidade, serão 480 mil teresinenses com mais saúde e qualidade de vida.

As obras seguem um cronograma estabelecido pela concessionária, estando diretamente voltado à universalização dos serviços de saneamento básico na capital. “Uma cidade saneada é sinônimo de meio ambiente preservado, mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população. Nosso propósito é garantir que os serviços de saneamento cheguem a todos, no mais curto prazo”, detalha Renee Chaveiro, diretor-executivo da Águas de Teresina.

Os investimentos na infraestrutura de coleta e tratamento do esgoto, além de proporcionar a elevação dos índices de saúde, promovem também o crescimento econômico e social da cidade. Como relata o presidente da concessionária Jacy Prado, “o avanço no saneamento básico não só contribui para a saúde pública, mas também oferece a oportunidade de valorização imobiliária, atração de novas indústrias e, consequentemente, geração de emprego e renda”, diz o gestor.

Acompanhe o cronograma de obras até o dia 22 de junho:

Centro
Avenida Joaquim Ribeiro: entre Pedro Freitas e Av. Maranhão e ruas Area Leão e David Caldas (trecho das 19h às 5h)
Avenida Miguel Rosa: cruzamento entre Higino Cunha, José dos Santos e Silva e Joaquim Ribeiro (somente no dia 22/06)
Rua Olavo Bilac: entre ruas David Caldas e Simplício Mendes
Rua Gabriel Ferreira: entre ruas Olavo Bilac e José dos Santos e Silva
Rua Taumaturgo de Azevedo: entre ruas Magalhães Filho e Rua Arlindo Nogueira

Buenos Aires
Ruas: Radialista Jackson Moreira, Bom Jesus, Fernando Pires Ferreira

Memorare
Ruas: Sotero Vaz, Alto Longá, Justino Rufino, Irmã Cândida e Frei Fabiano de Cristo.

Vermelha
Avenida Pedro Freitas: entre ruas Henrique Dias e Manoel da Paz
Avenida Nações Unidas: na travessia Av. Nações Unidas com Av. Pedro Freitas (19h às 5h)
Avenida Barão de Gurguéia: entre ruas Astrolábio Passos e Benjamim Batista (19h às 5h) | cruzamentos com a Barão de Gurguéia e com João Virgílio (19h às 5h)
Rua Piripiri: entre rua 13 de Maio e Avenida Barão de Gurguéia.
Ruas: Murilo Braga e Henrique Dias.

São Pedro
Rua Barroso: entre Av. Gil Martins e Rua Piripiri

Pio XII
Rua Treze de Maio: entre Avenida Valter Alencar e Rua Climério Bento Gonçalves

Cidade Nova
Ruas: Haiti, México, Uruguai, Hélio Correia Lima, Álvaro Freire e Canadá

Mocambinho
Setor A: Ruas: Augusto Freitas, Escrava Anastácia, Bárbara Menezes, Presidente Médici, Dentista Agenor Vieira Luz, Raimunda Carmozina, Marly Fernandes, Eng. Pedro de Alcântara Veloso, Com. Tupinambá Barjud, Gilberto da Cruz Rocha e Rosa de Oliveira Miranda.
Quadras: 18,19, 22, 23 e 24

Pirajá
Estação de Tratamento de Esgoto – ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto

Obras de esgoto: mais de 83 mil teresinenses já foram beneficiados com infraestrutura implantada

Postado por teresina em 12/jun/2024 - Sem Comentários

As obras de esgotamento sanitário já passaram por vários bairros de Teresina, beneficiando mais de 83 mil moradores com a infraestrutura implantada. Ao final dos serviços, serão no total 480 mil teresinenses contemplados com todos os benefícios do esgotamento sanitário. De maio de 2023 até maio deste ano, a Águas de Teresina já concluiu cerca de 145km de rede coletora de esgoto, resultando em aproximadamente 23 mil imóveis prontos para a conexão.

Após a finalização das obras, para serem conectados à infraestrutura instalada, alguns imóveis precisam realizar as adequações internas conhecidas como ligação intradomiciliar. O serviço consiste em adaptações para encaminhar o esgoto proveniente de pias, banheiros, vasos sanitários e máquina de lavar para a rede de esgoto disponível na rua. Para ajudar a população nesse processo, a empresa desenvolve um trabalho educativo porta a porta, no qual aborda também os benefícios do saneamento básico para a saúde de todos.

“Os investimentos destinados à infraestrutura, combinados com os esforços educacionais conduzidos por nossos colaboradores socioambientais, demonstram o compromisso da concessionária em promover maior bem-estar e saúde pública por meio da melhoria do saneamento básico”, destaca Renee Chaveiro, diretor executivo da Água de Teresina.

Confira a seguir o cronograma de ações de 10 a 15 de junho:

Centro
Rua Coelho de Resende: entre ruas Olavo Bilac e Taumaturgo de Azevedo
Rua Coelho de Resende: entre as avenidas Joaquim Ribeiro e José dos Santos e Silva (somente no dia 15/06)
Avenida Miguel Rosa: cruzamento entre Higino Cunha, José dos Santos e Silva e Joaquim Ribeiro (somente no dia 15/06)
Rua Olavo Bilac: entre ruas Quintino Bocaiuva e Rua 7 de Setembro ️
Rua Taumaturgo de Azevedo: entre ruas Magalhães Filho e Rua Arlindo Nogueira
Rua Gabriel Ferreira: entre ruas Olavo Bilac e Rua Santa Luzia

Buenos Aires
Ruas: Crispo Aguiar, Bom Jesus, Fernando Pires Pereira, Eng. Miguel Furtado, Prof. Cazuza Avelino, Prof. Adolfo Santana.

Memorare
Avenida União: entre ruas Irmã Catarina e Longá

Vermelha
Avenida Pedro Freitas: entre ruas Henrique Dias e Manoel da Paz
Avenida Nações Unidas: na travessia Av. Nações Unidas com Av. Pedro Freitas (19h às 05)
Avenida Barão de Gurguéia: entre ruas Astrolábio Passos e Benjamim Batista (19h às 05) | cruzamentos da Barão de Gurguéia com João Virgílio e com Av. Nações Unidas (19h às 05)
Avenida Joaquim Ribeiro: entre Pedro Freitas e Av. Maranhão (19h às 05) e ruas Arêa Leão e David Caldas
Rua Piripiri: entre rua 13 de Maio e Avenida Barão de Gurguéia.
Rua Oeiras: entre ruas Porto e Rua Pedro II
Ruas: Murilo Braga e Henrique Dias.

São Pedro
Rua Porto: entre ruas Oeiras e Gilbués
Rua Barroso: entre Av. Gil Martins e Rua Piripiri

PIO XII
Rua Treze de Maio: entre Avenida Valter Alencar e Rua Climério Bento Gonçalves

Cidade Nova
Ruas: Haiti, México e Canadá

Mocambinho
Setor A: Ruas: Presidente Médici (entre ruas Augusto Freitas e Marechal Lott), Colúmbia, Londrina, Augusto Freitas, Antônio Pedreira Martins, Lourival P. Silva, Marly Fernandes (entre quadras 44 e 45), Eng. Pedro de Alcântara Veloso (entre quadras 43 e 44), Com. Tupinambá Barjud (entre quadras 42 e 43), Dep. Gomes Calado, Hernesto Emanuel, Gilberto da Cruz Rocha e Rosa de Oliveira Miranda.
Quadras: 6 e 7

Pirajá
Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá

Visitas com agentes socioambientais
Centro, Vermelha, Macaúba, Mocambinho (setores A e E), São Pedro, Memorare, Buenos Aires, Cidade Nova, Real Copagre, Nova Brasília, Parque Alvorada.

Reuniões com a comunidade
Vermelha e Mocambinho (Setor A).

Meio ambiente: avanço das obras de esgotamento traz perspectivas de rios mais saudáveis em Teresina

Postado por teresina em 04/jun/2024 - Sem Comentários

Com o aumento da infraestrutura de esgoto na cidade de Teresina, cresce também a expectativa da população para a melhoria dos índices de saúde, qualidade de vida e preservação do Meio Ambiente, principalmente no que se refere aos rios Parnaíba e Poti.

José Francisco, que atua na pesca há mais de 20 anos acredita que, com a expansão das redes de esgoto, será possível melhorar a comercialização dos pescados, uma vez que a água mais limpa resulta em peixes mais saudáveis. “As pessoas, geralmente, preferem os peixes de criadouros, por conta do ambiente mais limpo. Mas com essas obras, que vão eliminar o despejo direto do esgoto no rio, podemos até melhorar o valor cobrado, pois teremos peixes mais saudáveis para comercializar”, afirma o pescador.

O descarte incorreto do lixo e o lançamento de esgoto direto sem o devido tratamento são fatores que provocam a poluição de rios como o Poti e Parnaíba. Uma ação que prejudica não só os ribeirinhos, mas todo o meio ambiente. A situação pode ser evitada por meio do avanço das obras de esgotamento sanitário. Com os atuais investimentos realizados pela Águas de Teresina, o índice de cobertura já chegou a 57%. De maio de 2023 a maio deste ano, já foram implantadas aproximadamente 145 km de rede coletora de esgoto, beneficiando quase 83 mil pessoas.

Atualmente, as obras estão sendo realizadas em dez bairros da cidade e na Estação de Tratamento de Esgoto Pirajá, que recebe obras que vão ampliar a sua capacidade de tratamento de 150 litros para 260 litros por segundo. Mesmo em obras, a estação de tratamento continua operando dentro da normalidade, permitindo que mensalmente mais de 304 milhões litros de esgoto, equivalentes a 122 piscinas olímpicas, sejam despejados de forma correta no rio Parnaíba. Com a finalização das obras, a proposta é elevar ainda mais esses números e impulsionar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Teresina com a geração de mais saúde, qualidade de vida e preservação ambiental.

Conexão dos imóveis contribui para a preservação ambiental

Os atuais índices de esgotamento sanitário mostram os benefícios que a cidade vem ganhando com a preservação ambiental e consequente melhoria dos rios. Para isso, é importante que em paralelo à implantação das obras de infraestrutura de esgoto, a população realize a conexão de seus imóveis à rede instalada nas ruas tão logo esteja disponível. Dessa forma, será possível coletar e tratar todo esgoto gerado dos imóveis teresinenses para devolver da forma correta aos rios.

“Hoje, Teresina conta com 26 Estações de Tratamento de Esgoto e 75 Estações Elevatórias de Esgoto. Uma infraestrutura que contribui para reduzir os índices de poluição presentes no esgoto e devolvê-lo tratado ao rio. Nosso principal papel, além de realizar obras para ampliar o esgotamento sanitário, é conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do esgoto, pois precisamos garantir a sustentabilidade dos nossos rios para que as gerações futuras possam usufruir da natureza de maneira plena”, destaca Renee Chaveiro, diretor executivo da Águas de Teresina.

SERVIÇO

Cronograma de obras

São Pedro

Rua Porto: entre ruas Oeiras e Gilbués
Rua Barroso: entre Av. Gil Martins e Rua Piripiri
Rua Gilbués: entre ruas 21 de abril e Manoel da Paz

Cidade Nova

Ruas: Haiti, México e Canadá

Mocambinho

Setor A: quadras: 6 e 7.
Ruas: Marly Fernandes (entre quadras 44 e 45), Eng. Pedro de Alcântara Veloso (entre quadras 43 e 44), Comandante Tupinambá Barjud (entre quadras 42 e 43), Marceneiro Atualpa Pereira (entre quadras 40 e 41), Dep. Gomes Calado (entre quadras 35 e 36), Hernesto Emanuel (entre quadras 34 e 35)
Avenida: Prefeito Freitas Neto (entre quadras: 6 e 8, 8 e 9, 9 e 10)

Pio XII

Rua Treze de Maio: entre Av. Valter Alencar e Rua Climério Bento Gonçalves

São Francisco

Ruas: Santo Inácio, Santa Luzia, Joana D’Arc, Bárbara de Meneses

Pirajá

Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto

Cronograma de atividades

Visitas com agentes socioambientais:

Centro, Vermelha, Macaúba, Mocambinho (setores A e E), São Pedro, Memorare, Buenos Aires, Cidade Nova, Aeroporto, Itaperu, Nova Brasília.

Reuniões com a comunidade:

Buenos Aires, Centro, Mocambinho (Setor A)