Postado por teresina em 23/abr/2024 - Sem Comentários
As obras de esgotamento sanitário da Águas de Teresina avançam para as seguintes avenidas do Centro da cidade: Pires de Castro, Joaquim Ribeiro, Miguel Rosa e rua Olavo Bilac. Tendo em vista que são trechos movimentados e para causar o menor impacto possível na mobilidade urbana, a concessionária divulga rotas alternativas. Todas as áreas estarão devidamente sinalizadas.
Na Avenida Pires de Castro, o trecho ficará temporariamente interditado em meia pista, entre as ruas Taumaturgo de Azevedo e Santa Luzia. Toda a área estará devidamente sinalizada. Na Avenida Joaquim Ribeiro, o canteiro está entre a Avenida Maranhão e Pedro Freitas. O desvio para quem vem da Av. Maranhão, no sentido Sul/Norte e deseja acessar a Av. Pedro Freitas, deve ser pela Rua Benjamin Batista, após fazer retorno na Avenida Maranhão. Já quem vem da Av. Pedro Freitas, no sentido Norte/Sul e deseja acessar a Av. Maranhão, deve pegar a rua Valdivino Tito até chegar a Avenida Maranhão.
A Avenida Miguel Rosa também segue com frentes de serviço entre as ruas Murilo Braga e Eurípedes de Aguiar. Os trabalhos ocorrerão em período noturno, das 22h às 05h do dia seguinte. O desvio, no sentido Sul-Centro, deve ser feito pela Rua 7 de setembro para dobrar à esquerda na Henrique Dias e retornar à Av. Miguel Rosa.
Já na rua Olavo Bilac, os trabalhos ocorrerão entre as ruas Pires de Castro e Arlindo Nogueira. Os trechos vão evoluindo, no sentido Leste/Praça Saraiva, nesta semana (22/04 à 26), entre as vias dessa área, conforme detalhado abaixo:
“O saneamento avança na cidade e é já estamos atuando com obras em vias com fluxos intensos. Sabemos que toda essa movimentação traz um desconforto momentâneo, mas pedimos a compreensão da população, uma vez que com o avanço das obras e, consequentemente, da cobertura do esgotamento sanitário, um novo cenário socioeconômico começa a ser desenhado na cidade de Teresina como a melhoria nos indicadores de saúde, educação e atração de novos investimentos imobiliários”, destaca o diretor executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro.
As obras estão também nos bairros Centro, Mocambinho, Alto Alegre, São Pedro, Monte Castelo, Macaúba, Cidade Nova, Vermelha, Nossa Senhora das Graças, Pio XII e Pirajá. O cronograma de serviços, até o dia 27 deste mês, pode ser acompanhado pelas redes sociais da empresa (@aguasdeteresina).
Postado por teresina em 16/abr/2024 - Sem Comentários
“Vai melhorar muito pra gente. Eu mesma tenho que limpar todos os dias o esgoto da minha porta, para não acumular sujeira e evitar a infestação de mosquito e focos de doenças. É muito bom saber que essas águas que usamos, não serão mais lançadas na frente de casa e nem ficarão mais a céu aberto, deixando de existir na nossa porta. É um benefício de saúde pra gente, né? Vou ter mais tempo para os meus artesanatos”, destaca dona Ana Alice, moradora do bairro Mocambinho, localizado na região Norte.
O Mocambinho é um dos locais que a Águas de Teresina realiza obras de esgotamento sanitário. Além dele, a empresa está com mais 13 frentes de serviço nos bairros Alto Alegre, Vila São Francisco, Pirajá, São Pedro, Monte Castelo, Vermelha, Pio XII, Pio XIII, Macaúba, Cidade Nova e Nossa Senhora das Graças. Os investimentos visam alcançar 59% de coleta e tratamento do esgoto ainda neste ano de 2024, elevando os índices de saneamento básico da capital e garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população.
“As obras avançam por toda a cidade e ocorrem por trechos, com canteiros sinalizados, visando reduzir o impacto na mobilidade urbana. É um serviço que beneficia toda a população, pois representa mais saúde, qualidade de vida, valorização imobiliária e além de recuperar nossos recursos hídricos”, destaca o diretor-executivo da concessionária, Renee Chaveiro.
Cronograma de obras:
Visitas socioambientais
Centro, Vermelha, Monte Castelo, Mocambinho (setores A e E), Vila São Francisco, Alto Alegre, São Pedro, Cidade Nova, Vale do Gavião, São Cristóvão, Uruguai e Ininga.
Reuniões com lideranças
Mocambinho, Alto Alegre, Vila São Francisco, Vila Parque Torquato Neto.
Postado por teresina em 10/abr/2024 - Sem Comentários
Ampliando as melhorias empreendidas no abastecimento de água da cidade, a Águas de Teresina tem realizado ações como a substituições de rede, extensões, interligações, instalações de registros e implantação de pontos de monitoramento que visam otimizar e garantir a regularidade do fornecimento para mais de 6 mil teresinenses.
Na área do Centro, na rua Benjamin Constant, foram substituídos 130 metros de redes de ferro fundido por tubulações em PVC. A melhoria torna-se importante, uma vez que as redes de ferro, com o tempo, acabam diminuindo o diâmetro dos tubos e reduzindo a vazão da água nas torneiras. No ano passado, outras ruas do Centro também receberam essa substituição, totalizando a troca de 715 metros de rede de água na região.
No bairro Lourival, na rua Ivan Tito, foi realizado uma extensão de rede de 350 metros garantindo a ampliação e aumento de pressão dos sistemas. Já no Nova Brasília, foi realizado interligações de rede nas ruas Campo Maior, Anísio Pires e Castelo do Piauí com a proposta de melhorar a vazão de água na região. No bairro Santa Cruz, a concessionária instalou pontos de monitoramento (descargas de rede), para a manutenção da qualidade do abastecimento dos moradores da zona Sul de Teresina.
“A expansão e melhoria nas redes da cidade são primordiais para garantir o pleno desempenho do sistema de abastecimento. Com ações como estas, aperfeiçoamos em segurança operacional, refletindo em ganhos de qualidade de vida para toda a população”, destaca o gerente operacional da Águas de Teresina, Murilo Formiga.
Postado por teresina em 09/abr/2024 - Sem Comentários
Com o avanço das obras de esgotamento sanitário pela cidade, a Águas de Teresina segue um planejamento que visa causar o menor impacto possível na mobilidade urbana da capital. Algumas etapas necessitam da interdição total de vias para viabilizar o trabalho de implantação das novas redes de coleta de esgoto. Nesta semana, os canteiros da Avenida Miguel Rosa e Joaquim Ribeiro, terão rotas alternativas para otimizar o fluxo de veículos nas áreas.
Na Miguel Rosa, O trecho ficará temporariamente interditado entre as ruas Climério Bento Gonçalves e Eurípedes de Aguiar. Toda a área estará devidamente sinalizada. Em razão dos trabalhos, os condutores que transitarem, no sentido Sul-Centro devem acessar a Av. Professor Valter Alencar, dobrar na Gabriel Ferreira e em seguida na Murilo Braga, até retornar à Avenida Miguel Rosa.
Já na Joaquim Ribeiro, as frentes de serviço estão entre as ruas Gabriel Ferreira e Magalhães Filho, no sentido que vai para a Avenida Maranhão. Nesta região, o desvio deve ser feito pela Anisio de Abreu, para acessar a Avenida José dos Santos e Silva, depois e dobrar à esquerda na rua Area Leão para então retornar à Joaquim Ribeiro.
“O saneamento avança na cidade e as obras também estão em vias de grande movimento. Por isso traçamos um plano com rotas alternativas que otimizam o fluxo dos veículos e gerando o mínimo de impacto possível para as pessoas. Além disso, temos feito a comunicação prévia no sentido de orientar quem circula pela região”, destaca o diretor executivo da empresa, Renee Chaveiro.
Confira a seguir as atividades realizadas nos bairros, entre 08 e 12/04:
-Centro
Ruas: Joaquim Ribeiro (entre Gabriel Ferreira e Magalhães Filho)
-Mocambinho
Avenida Prefeito Freitas Neto
Quadras: 8, 9, 12, 13, 26, 27, 32, 34, 35, 36, 37 33 (Setor C, Mocambinho 2)
Ruas: 4, 6, 7 e 60
-Vila São Francisco
Rua: Amarante
-Alto Alegre:
Ruas Altos, Galileu Veloso e Canto do Buriti
-São Pedro
Avenida Pedro Freitas
Ruas: Wilson de Carvalho, Buriti dos Lopes, Pedro II, Porto, Manoel da Paz, Henrique Dias, Zeferino Vieira, Piripiri, Teresa Cristina e Climério Bento Gonçalves
-Monte Castelo
Ruas Esperanto, Profª Zefinha Ferraz, Tupi, Guarani, Barroso e Simplício Mendes
-Macaúba
Ruas Nossa Senhora dos Remédios, Luiz Ferraz, Arlindo Nogueira e Alceu Brandão
Avenida Miguel Rosa (entre Climério Bento Gonçalves e Eurípedes de Aguiar)
-Cidade Nova
Ruas Bolívia, Chile e Álvaro Freire
-Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto): ampliação da Estação Elevatória de Esgoto.
Visitas com agentes socioambientais
Centro, Vermelha, Monte Castelo, Mocambinho (setores A e E), Vila São Francisco, Alto Alegre, São Pedro, Cidade Nova, Vale do Gavião, Comprida, Extrema e Itararé.
Reuniões com a comunidade
Vermelha, São Pedro, Monte Castelo, Mocambinho e Cidade Nova.
Postado por teresina em 02/abr/2024 - Sem Comentários
As obras de esgotamento sanitário avançam, em ritmo acelerado na cidade. Já são mais de 72 mil teresinenses beneficiados com os serviços que tiveram início em maio de 2023. A autônoma Érika Lages, do bairro Mocambinho, não vê a hora do serviço passar em sua porta. “Eu estou bem otimista com esse trabalho, pois com certeza vai trazer muitos benefícios pra gente. Para mim mesmo será maravilhoso, pois vendo lanches e arrumadinho na porta da casa e o esgoto atrapalha muito, preciso estar limpando constantemente para não atrapalhar o atendimento da minha freguesia. Então quando tiver tudo sequinho, vai ser uma maravilha”, destaca a moradora.
Para usufruir de todos os benefícios do esgotamento sanitário, as pessoas precisam realizar a conexão, adequando os imóveis à rede instalada pela Águas de Teresina, após a finalização das obras. O serviço, conhecido como ligação intradomiciliar, consiste em adaptações para encaminhar o esgoto proveniente de pias, banheiros, vasos sanitários e máquina de lavar para a rede de esgoto disponível na rua. Para ajudar a população nesse processo, a empresa desenvolve um trabalho educativo porta a porta, no qual aborda também os benefícios do saneamento básico para a saúde de todos.
“Os investimentos em infraestrutura, somados ao trabalho educativo que realizamos por meio de nossos agentes socioambientais, reforçam o compromisso da concessionária de garantir mais saúde e qualidade de vida para a população a partir do saneamento básico”, enfatiza o diretor executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro.
Confira a seguir o cronograma de ações de 01 a 07 de abril:
-Centro
Ruas: Joaquim Ribeiro (entre ruas Dr. Area Leão e Coelho de Resende e entre Gabriel Ferreira e Arlindo Nogueira), Coelho de Resende, Taumaturgo de Oliveira, Tersandro Paz (entre Primeiro de Maio e Magalhães Filho) e Primeiro de Maio.
Avenida Pires de Castro (entre as ruas Tersandro Paz e Santa Luzia)
-Mocambinho
Avenida Prefeito Freitas Neto
Quadras: 2, 8, 9, 26, 27, 32, 33 (Setor C – Mocambinho 2)
Ruas: 4, 6, 7 e 60
-Vila São Francisco
Rua: Amarante
-Alto Alegre:
Ruas Altos, Ato Longá e Canto do Buriti
-São Pedro
Avenida Nações Unidas e Pedro Freitas
Ruas: Wilson de Carvalho, Buriti dos Lopes, Pedro II, Porto, Manoel da Paz, Henrique Dias, Zeferino Vieira e Piripiri
Avenida: Nações Unidas, Pedro Freitas.
-Monte Castelo
Ruas Esperanto e Profª Zefinha Ferraz.
-Macaúba
Ruas Nossa Senhora dos Remédios e Alceu Brandão
Avenida Miguel Rosa
-Cidade Nova
Ruas Bolívia, Chile e Álvaro Freire
-Pirajá
Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto
Visitas com agentes socioambientais
Centro, Vermelha, Monte Castelo, Mocambinho (setores A e E), Vila São Francisco, Alto Alegre, São Pedro, Cidade Nova, Vale do Gavião, Comprida, Extrema e Itararé.
Reuniões com a comunidade
Mocambinho, Alto Alegre, Vila São Francisco e Parque Wall Ferraz