Postado por teresina em 29/jan/2024 - Sem Comentários
Os serviços da Águas de Teresina, no local, ocorrerão das 22h às 5h30 da manhã de quarta-feira (31)
Os trabalhos da Águas de Teresina para ampliar a infraestrutura de esgotamento sanitário avançam com novos canteiros de obras espalhados na cidade. Na avenida Miguel Rosa, excepcionalmente esta semana, as equipes da concessionária atuarão em horário noturno na terça-feira (30), no trecho que corta a rua Arlindo Nogueira, com intervenção nas duas pistas (sentido Centro/Sul e Sul/Centro). A obra na região terá início às 22h, seguindo pela madrugada, com horário previsto de finalização às 5h30 da quarta-feira (31). O objetivo é fazer o trabalho à noite para causar o menor impacto possível no trânsito da região.
Os veículos que precisarem acessar regiões próximas do trecho no período da madrugada poderão utilizar as seguintes rotas alternativas: no sentido Centro/Sul, os motoristas deverão dobrar à direita na rua Arêa Leão, depois à esquerda na rua Valdivino Tito e, em seguida, à esquerda para pegar a rua Quintino Bocaiúva e retornar para a avenida Miguel Rosa. Já no sentido Sul/Centro, deve-se pegar à direita, na rua Quintino Bocaiúva, depois à esquerda na avenida Nações Unidas e depois à esquerda, novamente, na rua Dr. Area Leão para retornar à avenida Miguel Rosa.
Atualmente, a Águas de Teresina está com 10 frentes de serviços espalhados nos bairros Centro, Aeroporto, São Pedro, Nova Brasília, Mocambinho, São Francisco, Vermelha, Nossa Senhora das Graças, Leonel Brizola e Pirajá. Vias de grande acesso como as avenidas Maranhão e Centenário continuam recebendo obras que irão proporcionar mais saúde e qualidade de vida para a população.
Na avenida Maranhão, o canteiro de obras está nas proximidades da rua Valdivino Tito, com interdição parcial no sentido Sul/Centro, com duas faixas em obras e uma faixa livre para os veículos transitarem. Os motoristas possuem a opção de pegar a rota alternativa dobrando à direita na avenida Nações Unidas, depois à esquerda na avenida Pedro Freitas, descendo até a avenida Joaquim Riberio à esquerda, para retornar à avenida Maranhão.
Na avenida Centenário, o trecho interditado para obras é no sentido Centro-Norte, entre as ruas Território Fernando de Noronha e Batalha. Os veículos que trafegam na via, nesse sentido, deverão dobrar à direita na rua Território Fernando de Noronha, depois à esquerda na Coelho de Resende, em seguida à direita na rua Gonçalves Ledo, depois à esquerda na Desembargador Pires de Castro e à esquerda na rua Batalha para retornar para a avenida Centenário.
Confira o cronograma de ações até o dia 02 de fevereiro:
Canteiros de obras:
Visitas socioambientais
Reuniões com a comunidade
Postado por teresina em 26/jan/2024 - Sem Comentários
A iniciativa, desenvolvida pela Águas de Teresina e o Instituto Aegea, é voltada para micro e pequenos empreendedores
Com a proposta de oferecer novas oportunidades de desenvolvimento para micro e pequenos empreendedores, o programa EmpreendAE da Águas de Teresina e do Instituto Aegea está com inscrições abertas para cursos gratuitos e online nas áreas de “Marketing e Vendas” e “Gestão Financeira”. Com os cursos, os participantes terão a oportunidade de incrementar seus negócios e se tornarem potenciais fornecedores da empresa ou mesmo para a cidade em geral. As inscrições podem ser feitas pelo site www.aguasdeteresina.com.br.
“O programa ‘EmpreendAE’ é uma iniciativa que surgiu dentro do nosso compromisso de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da capital do Piauí. Vai muito além do saneamento básico pois, a partir de capacitações profissionais, será possível proporcionar uma jornada de transformação e auxiliar no incremento de renda dos participantes”, destaca o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina, Gabriel Veras.
Em 2023, Teresina avançou 16 posições no Índice das Cidades Empreendedoras (ICE), estudo elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), estando na 44ª posição. O documento analisa o ecossistema empreendedor das 101 cidades brasileiras mais populosas. No estudo Teresina figura como a 4ª capital mais empreendedora da região Nordeste, com melhor desempenho nos aspectos “capital humano” e “cultura empreendedora”
Instituto Aegea
O Instituto Aegea é o braço socioambiental do Grupo Aegea, holding da qual a Águas de Timon faz parte. Acompanha e desenvolve soluções voltadas ao investimento social e negócios de impacto, em áreas como saúde, educação, geração de renda e meio ambiente. Faz parte dos esforços do Instituto também avaliar novas metodologias sociais e tecnologias ambientais que possam ser aplicadas nos vários municípios onde a Aegea está presente.
Serviço
Gestão Financeira (Curso com certificado)
Online e gratuito
06/02, das 18h30 às 20h
via YouTube
Inscreva-se até o dia 05/02
Clique aqui
Marketing e Vendas (Curso com certificado)
Online e gratuito
27/02, das 18h30 às 20h
via YouTube
Inscreva-se até o dia 26/02
Clique aqui
Postado por teresina em 22/jan/2024 - Sem Comentários
A avenida Centenário, no bairro Aeroporto, recebe a implantação de mais 1.500 metros de rede coletora de esgoto com o objetivo de ampliar a cobertura de saneamento básico da capital e trazer mais saúde e qualidade de vida para a população. Esta semana, as frentes de serviço da Águas de Teresina seguem com interdição total no sentido Centro-Norte, entre as ruas Território Fernando de Noronha e Batalha. A obra na região tem a previsão de finalizar até março deste ano.
Para organizar o fluxo de veículos na região e garantir a segurança de todos, será disponibilizada rota alternativa supervisionada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS). Os motoristas que trafegam no sentido Centro-Norte deverão dobrar à direita na rua Território Fernando de Noronha, depois à esquerda na Coelho de Resende, em seguida à direita na rua Gonçalves Ledo, depois à esquerda na Desembargador Pires de Castro e à esquerda na rua Batalha para retornar para a avenida Centenário.
Atualmente, a Águas de Teresina está com 11 frentes de obras na cidade. A avenida Maranhão, é um dos locais que segue em ritmo acelerado. Os trabalhos ocorrem próximo à rua Valdivino Tito, com interdição parcial no sentido Sul-Centro, ocorrendo em duas faixas da via e a terceira livre para os veículos utilizarem o trajeto. A empresa também indica rota alternativa, pela qual podem dobrar à direita na avenida Nações Unidas, depois à esquerda na avenida Pedro Freitas, descendo até a avenida Joaquim Riberio à esquerda, para retornar à avenida Maranhão.
Confira o cronograma de ações até 26 de janeiro:
Canteiros de obras:
• Aeroporto:
Avenida Centenário (entre as ruas Território Fernando de Noronha e Batalha).
• Centro:
Avenidas: Maranhão (próximo à rua Valdivino Tito), Joaquim Ribeiro (entre Av. Coelho de Resende e Magalhães Filho, entre Magalhães Filho e rua Anísio de Abreu, entre Av. Miguel Rosa e José dos Santos e Silva, entre Coelho Rodrigues e Olavo Bilac), Campos Sales (entre ruas Arlindo Nogueira e Quintino Bocaiúva, entre Quintino Bocaiúva e Gabriel Ferreira e entre Av. Miguel Rosa e Des. Pires de Castro), José dos Santos e Silva e Coelho de Resende (entre ruas Magalhães Filho e Anísio de Abreu).
Ruas: Quintino Bocaiúva, Magalhães Filho, Anísio de Abreu, Dr. Area Leão e Arlindo Nogueira.
• Nova Brasília:
Ruas: Técnico Joaquim Soares e Djalma Tavares.
• Mocambinho:
Avenida Prefeito Freitas Neto.
Ruas: 2, 3, 4 e 60.
• Vila São Francisco:
Ruas: Altos e Amarante.
• Monte Alegre:
Ruas S, T, U e V.
• Vermelha:
Ruas: David Caldas, Benjamin Batista, 7 de Setembro, Barroso, Simplício Mendes, 13 de Maio e Manoel da Paz.
• Monte Castelo:
Ruas: Arimatéa Tito.
• Nossa Senhora das Graças:
Ruas: Arlindo Nogueira.
• São Pedro:
Ruas: Simplício Mendes, Barroso e Murilo Braga.
• Pirajá – ETE Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto)
Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto.
Visitas socioambientais
• Centro/Norte, Centro, Macaúba, Vermelha, Monte Castelo, Nossa Senhora das Graças, Aeroporto, Mocambinho e São Francisco.
Reuniões com a comunidade
• Monte Castelo, Aeroporto e Mocambinho.
Postado por teresina em 17/jan/2024 - Sem Comentários
Trecho com obras será interditado no sentido Centro-Norte e haverá desvio para garantir o fluxo de veículos
O bairro Aeroporto é uma das regiões contempladas com as obras de esgotamento sanitário da Águas de Teresina. A partir de amanhã, quinta-feira (18), os serviços retornam à avenida Centenário, com interdição total no sentido Centro-Norte, entre as ruas Coelho de Resende e Batalha. No trecho será executada a implantação de rede coletora de esgoto. A previsão é que os serviços finalizem em dois dias.
Em função das obras, os motoristas que trafegam no sentido Centro-Norte deverão dobrar à direita na rua Gonçalves Lêdo, depois dobrar à esquerda na avenida Pires de Castro e, em seguida, dobrar novamente à esquerda para pegar a rua Batalha e retornar à avenida Centenário. Para garantir a fluidez no trânsito e a segurança dos motoristas, a concessionária contará com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS).
“Com o avançar das obras, intervenções em avenidas de maior fluxo serão necessárias. Embora as intervenções tenham desconfortos momentâneos, os benefícios que do saneamento para cidade são permanentes e refletem diretamente na qualidade de vida e saúde das pessoas. Atualmente, estamos com obras em 12 regiões da cidade. A meta é que até o final do ano, Teresina alcance 59% de cobertura de esgotamento sanitário”, destaca o diretor-executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro.
Postado por teresina em 16/jan/2024 - Sem Comentários
Vias de grande fluxo recebem investimentos, como a avenida Maranhão, que está com obra para implantação de interceptor de esgoto
A Águas de Teresina dá continuidade às obras de esgotamento sanitário que vão trazer mais saúde aos moradores. Os serviços acontecem em 12 regiões simultaneamente, incluindo vias de grande fluxo, como a avenida Maranhão. Nesta região, está sendo implantado um interceptor de esgoto com 1.650 metros de extensão. O equipamento vai receber o esgoto de vários pontos da cidade e encaminhar para a Estação de Tratamento – ETE Pirajá, que também está em obra para ampliar sua capacidade para 260 litros de esgoto por segundo.
O serviço na avenida Maranhão já alcançou 44% de execução, estando atualmente na altura das ruas Nossa Senhora de Lourdes e Valdivino Tito. A interdição ocorre em duas faixas, no sentido Sul-Centro. A terceira faixa segue livre para os veículos utilizarem o trajeto. A empresa indica rota alternativa. Assim, os motoristas podem optar pelo desvio dobrando à direita na avenida Nações Unidas, depois à esquerda na avenida Pedro Freitas, descendo até a avenida Joaquim Riberio também à esquerda, para retornar à avenida Maranhão.
A previsão é que até o dia 26 de janeiro, a obra do interceptor alcance a rotatória da avenida Joaquim Ribeiro. As equipes atuarão no final de semana para minimizar os impactos no trânsito. “A avenida Maranhão é uma via de grande movimentação durante a semana. Por isso, antes de iniciar os trabalhos fizemos um estudo de mobilidade urbana. Pedimos a compreensão da população, pois sabemos que, embora haja planejamento, transtornos podem ocorrer. As obras acontecem para melhorar as condições sanitárias da cidade e colocar Teresina em destaque no Nordeste”, explica o diretor executivo da Água de Teresina, Renee Chaveiro.
Confira o cronograma de ações até 19 de janeiro:
Canteiros de obras:
• Aeroporto:
Avenida Centenário (entre ruas Batalha e Coelho de Resende, Gonçalves Ledo e Travessia Crato, Travessia Crato e Rua Território Fernando de Noronha).
• Centro:
Avenidas: Maranhão (entre as ruas Nossa Senhora de Lourdes e Valdivino Tito), Joaquim Ribeiro, Campos Sales, Miguel Rosa (entre Av. Miguel Rosa e Rua Des. Pires de Castro) e José dos Santos e Silva (entre as ruas Coelho de Resende e Magalhães Filho, entre Magalhães Filho e Anísio de Abreu, entre Anísio de Abreu e Rua Dr. Area Leão).
Ruas: Magalhães Filho, Anísio de Abreu, Dr. Area Leão e Arlindo Nogueira.
• Real Copagre:
Rua Dourados.
• Nova Brasília:
Ruas: Técnico Joaquim Soares e Djalma Tavares.
• Mocambinho:
Avenida Antônio Pedreira Martins e Professor Freitas Neto
Rua 2, 3 e Amarante.
• São Francisco:
Ruas: Altos e Amarante.
• Primavera
Rua Anápolis
• Vermelha
Ruas: David Caldas, Benjamin Batista, 7 de Setembro, Barroso, Simplício Mendes, Valdivino Tito, 13 de Maio e Manoel da Paz.
• Monte Castelo
Ruas: Desembargador Mota, Juvêncio Carvalho, Arimatéa Tito, Zito Batista, Profª Zefinha Ferraz, Climério Bento, Heráclito de Souza, Taquígrafa Conceição Cunha e Dota de Oliveira.
• Nossa Senhora das Graças
Ruas: Quintino Bocaiúva, João Virgílio, São Vicente e Sansão Castelo Branco.
• São Pedro
Ruas: Simplício Mendes, Barroso e Murilo Braga.
• Pirajá – ETE Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto)
Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto
Visitas socioambientais
• Centro/Norte, Centro, Macaúba, Vermelha, Monte Castelo, Nossa Senhora das Graças, Aeroporto, Real Copagre, Primavera, Mocambinho, Nova Brasília e São Francisco.
Reuniões com a comunidade
• São Francisco, Vermelha e Centro
Postado por teresina em 12/jan/2024 - Sem Comentários
Iniciativa foi desenvolvida durante o projeto Pioneiros da Águas de Teresina e está concorrendo à premiação nacional
Sistema de bombeamento que visa reutilizar a água da máquina de lavar para a irrigação do telhado e, consequentemente, resfriar ambientes internos do imóvel sem a necessidade de aparelhos de climatização convencionais chamou a atenção da banca de jurados da 5ª edição do projeto Pioneiros, desenvolvido pela Águas de Teresina com estudantes de escolas públicas da capital. E o resultado foi o título de campeão do projeto, concorrendo agora à etapa nacional, que vai reunir ações de todas as concessionárias da Aegea, holding da qual a Águas de Teresina faz parte.
A iniciativa foi idealizada pelos jovens Andressa Maria e Wenner Batista, que estudam, respectivamente, na Unidade Escolar Professor Raimundo Portela e no Centro de Aprendizagem Carlo Novarese. “A ideia envolve a captação automática da água, armazenamento em um reservatório central que faz o bombeamento, por meio de torneiras, para o teto. O resultado é o resfriamento do ambiente. A técnica proporciona benefícios adicionais à saúde com a melhora da qualidade da respiração dos ocupantes do imóvel, bem como o reuso da água para lavagem de pisos, rega de plantas e descargas de vasos sanitários, contribuindo para a conservação da água”, explica Felipe Araújo, tutor do projeto.
De acordo com a dupla vencedora, a ideia foi desenvolver algo simples, útil e econômico. “Pensamos em algo que viesse atender as necessidades das pessoas, principalmente as mais carentes. Nossa cidade é bastante quente, o que faz com que utilizemos a água de forma exagerada. Então esse sistema faz o reaproveitamento de águas que seriam descartadas, como as do uso em máquinas de lavar, para resfriar ambientes. E isso de uma forma simples e barata, melhorando a qualidade de vida das pessoas, em especial as que não tem condição de adquirir um ar-condicionado, por exemplo”, destaca a estudante Andressa Maria.
O Projeto Pioneiros acontece há cinco anos em Teresina. Nesta edição, contou com a participação de 30 jovens teresinenses de escolas públicas, que ao longo de 4 meses vivenciaram a rotina da concessionária, conhecendo todas as áreas e fazendo visitas técnicas aos equipamentos operacionais da empresa. Ao final da imersão, os jovens foram desafiados a desenvolver uma solução inovadora que envolvesse saneamento e sustentabilidade, sob a tutoria de profissionais da Águas de Teresina.
“Essa técnica, além de oferecer uma solução ambientalmente sustentável, traz uma abordagem de fácil aplicação para o controle térmico. A iniciativa também se destaca por sua relevância social ao beneficiar diretamente famílias de baixa renda, proporcionando um meio eficiente e acessível de climatização. Demonstra como a inovação tecnológica pode ser aplicada para melhorar as condições de vida em comunidades menos privilegiadas, promovendo, assim, um impacto positivo e inclusivo”, reforça o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.
Postado por teresina em 08/jan/2024 - Sem Comentários
O serviço de implantação do interceptor de esgoto na Avenida Maranhão completa 06 trechos, chegando a 40% de execução. Com o canteiro atualmente instalado próximo à rua Benjamin Batista, as obras vão contribuir para elevar o índice de coleta e tratamento de esgoto de Teresina para 59% até o final deste ano, trazendo mais saúde e qualidade de vida aos moradores.
Para garantir a eficiência do serviço e minimizar impactos na mobilidade urbana, a interdição ocorre em duas faixas da via, no sentido Sul/Centro. A terceira faixa fica livre para os veículos que já utilizam o trajeto. Os motoristas também podem optar pelo desvio, dobrando à direita na avenida Nações Unidas, depois à esquerda na avenida Pedro Freitas, descendo até a avenida Joaquim Riberio à esquerda, para retornar à avenida Maranhão.
As obras ocorrem por pequenos trechos de no máximo 100 metros, sempre sinalizados, para garantir a segurança da população. Paralelo aos serviços realizados na avenida Maranhão, a Águas de Teresina realiza obras em 9 regiões, atuando com investimentos que vão impactar positivamente na valorização imobiliária e na atração de novos negócios para a capital, que se tornará referência em saneamento básico em toda a região Nordeste.
Confira o cronograma de ações de 08 a 14 de janeiro:
Obras de esgotamento sanitário
Visitas socioambientais
Centro/Norte, Centro, Nossa Senhora das Graças, Macaúba, Vermelha, Monte Castelo, Nossa Senhora das Graças, Aeroporto, Real Copagre, Primavera, Mocambinho e Nova Brasília.
Reuniões com a comunidade
Alto Alegre, Mocambinho, Monte Castelo e Nossa Senhora das Graças
Postado por teresina em 03/jan/2024 - Sem Comentários
As obras de esgotamento sanitário já passaram por 30 bairros de Teresina, beneficiando mais de 50 mil moradores. A dona de casa Maria José, do bairro Cabral, já realizou a conexão do seu imóvel à rede instalada na rua. “Eu moro aqui há 52 anos e o que mais me incomodava era o esgoto, que contribuía para a proliferação de mosquitos, mato, além do mau cheiro. Quando passaram com o serviço, não pensei duas vezes e realizei logo a instalação da minha casa. Agora tá tudo sequinho. Uma maravilha”, destaca a moradora que tem 78 anos.
Alguns imóveis, para serem conectados à infraestrutura instalada pela Águas de Teresina após a finalização das obras, precisam de adequações internas conhecidas como ligação intradomiciliar. O serviço consiste em adaptações para encaminhar o esgoto proveniente de pias, banheiros, vasos sanitários e máquina de lavar para a rede de esgoto disponível na rua. Para ajudar a população nesse processo, a empresa desenvolve um trabalho educativo porta a porta, no qual aborda também os benefícios do saneamento básico para a saúde de todos.
“Os investimentos em infraestrutura, somados ao trabalho educativo que realizamos por meio de nossos agentes socioambientais, reforçam o compromisso da concessionária de garantir mais saúde e qualidade de vida para a população a partir do saneamento básico”, enfatiza o diretor executivo da Água de Teresina, Renee Chaveiro.
Confira a seguir o cronograma de ações de 02 a 05 de janeiro:
Visitas socioambientais
Bairros: Centro/Norte, Centro, Nossa Senhora das Graças, Macaúba, Vermelha, Monte Castelo, Aeroporto, Real Copagre, Primavera, Mocambinho, Nova Brasília e Vale do Gavião
Reuniões com a comunidade
Monte Castelo, Vermelha, Residencial Wilson Martins Filho e Vale do Gavião