Arquivo de abril 18America/Sao_Paulo 2023

Moradores do Vale do Gavião recebem obras de esgotamento sanitário

Postado por teresina em 18/abr/2023 - Sem Comentários

Com obras de esgotamento sanitário já iniciadas no Cabral e Itaperu, a Águas de Teresina inicia nesta terça-feira (18) a instalação de rede coletora de esgoto no bairro Vale do Gavião, na zona Sudeste. Serão 6 mil metros de extensão de rede e 700 novas ligações que irão beneficiar cerca de 2.000 pessoas da região com o fim dos esgotos a céu aberto.

Além de mais saúde, qualidade de vida e dignidade para os moradores, os investimentos em esgotamento sanitário garantem a preservação dos rios Poti e Parnaíba e o desenvolvimento de setores importantes da economia local, tais como o turismo de negócios e a valorização imobiliária em até 15%, segundo estudos do Instituto Trata Brasil.

“Estamos chegando a 43% de esgoto coletado e tratado na cidade. Esse é um trabalho desenvolvido em quase seis anos da atuação da Águas de Teresina na zona urbana da capital. Em breve, haverá obras simultâneas em diversos pontos da cidade e a meta é alcançar 59% de cobertura até final de 2024”, destacou Renee Chaveiro, diretor-executivo da Águas de Teresina.

Obras de esgoto em andamento

  • Cabral: 1.400 metros de rede coletora de esgoto, 200 novas ligações e cerca de 600 pessoas beneficiadas.
  • Itaperu: trecho de 600 metros de coletor tronco que vai beneficiar cerca de 7.800 pessoas na região.
  • Vale do Gavião: 6 mil metros de extensão de rede de esgoto, 700 novas ligações e 2.000 pessoas beneficiadas.

Águas de Teresina implanta rede coletora de esgoto na região do Aeroporto

Postado por teresina em 11/abr/2023 - Sem Comentários

Para ampliar o sistema de esgotamento sanitário da cidade, a Águas de Teresina implanta rede coletora de esgoto na região do Aeroporto. Nesta quarta-feira, dia 12, a concessionária realizará obras na avenida Centenário, entre as ruas Bom Jesus e Primeiro de Maio. Serão executados 600 metros de rede de esgoto. Para que os trabalhos sejam realizados, a via será interditada temporariamente, de forma parcial, até a próxima sexta-feira (14). Todo o trecho estará sinalizado.

A novidade é que, visando reduzir os impactos de mobilidade para população, a Águas de Teresina utilizará nesta obra uma metodologia de baixo impacto, que permite a implantação da tubulação a partir de furos direcionais. Essa tecnologia permite a construção de redes de esgoto com escavação reduzida e pouca interferência no trânsito urbano.

“O método que estamos utilizando neste trecho garante baixo nível de ruído sonoro e menor prazo de execução. O objetivo é realizar a obra gerando menos intervenções na via pública e minimizando ao máximo as interferências no trânsito e no dia a dia das pessoas”, destacou Renee Chaveiro, diretor-executivo da Águas de Teresina.

Dia Mundial da Saúde: Teresina celebra data com avanços no setor de saneamento

Postado por teresina em 06/abr/2023 - Sem Comentários

O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre hábitos e condutas que favorecem o bem-estar das pessoas. Em Teresina, a data tem um significado especial, pois a cidade avança nos indicadores de saneamento básico, que refletem diretamente na saúde de toda a população.

O último Ranking Nacional de Saneamento emitido pelo Instituto Trata Brasil apontou um avanço de quatro posições da capital piauiense em comparação à edição de 2022. O salto reflete os resultados dos investimentos realizados pela concessionária Águas de Teresina no que diz respeito ao abastecimento de água regular em toda a zona urbana e o aumento na cobertura de coleta e tratamento de esgoto.

Para Luzia Marinho, que mora na Vila Cristalina, a conquista de ter água tratada todos os dias na torneira é um sonho. “No início aqui da vila, a gente precisava carregar baldes na cabeça para lavar louça, roupa, banhar os filhos, que eram pequenos. Hoje estou vivendo um sonho. Amanhecer o dia e já ter água de qualidade na minha torneira, encher minha jarra para beber, é uma verdadeira bênção”, declarou a dona de casa.

Estudos da Organização das Nações Unidas (ONU), apontam que 10% das doenças registradas ao redor do mundo poderiam ser evitadas com investimentos em saneamento básico. Em Teresina, dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) destacam que, entre 2017 e 2021, o número de internações hospitalares provocadas por diarreia reduziu em cerca de 68%.

“O acesso ao saneamento é um fator importante para a população, sobretudo no que se refere à saúde. A Águas de Teresina chegou na cidade em 2017 e transformou a realidade do abastecimento na capital, colocando água de qualidade na torneira das casas das pessoas todos os dias. Além disso, a empresa dedica esforços contínuos para acabar com a realidade dos esgotos a céu aberto que ainda persiste no cenário da cidade”, destaca Jacy Prado, presidente da concessionária.

Em maio, a empresa iniciará um pacote de investimentos que irá triplicar o índice de esgotamento sanitário desde o início da concessão, fazendo a cidade chegar a 59% de cobertura até o final de 2024. “Os investimentos envolvem implantação de rede coletora e estações elevatórias de esgoto, além da ampliação da estação de tratamento de esgoto ETE Pirajá, que ao final vão contribuir diretamente na saúde das pessoas”, pontua o diretor-executivo da empresa, Renee Chaveiro.

Águas de Teresina abre seleção para o cargo de Agente Comercial

Postado por teresina em 04/abr/2023 - Sem Comentários

A prioridade na contratação será de mulheres, tendo como finalidade promover a equidade de gênero dentro do mercado de saneamento

Visando fortalecer a política de equidade de gênero no mercado de trabalho e ampliar a participação feminina na área do saneamento, a Águas de Teresina está com seleção aberta para a função de Agente Comercial, preferencial para mulheres. As inscrições podem ser feitas pela plataforma digital Gupy, com acesso pelo site www.aguasdeteresina.com.br, na aba Carreiras, colocando no filtro a cidade de Teresina (PI). É preciso ter perfil com login e senha na Gupy para se candidatar.

Dentre as principais atribuições do cargo estão as ações de visita porta a porta nos bairros que receberão obras de esgoto a partir de maio deste ano. Os agentes terão a responsabilidade de explicar aos moradores os benefícios do esgotamento sanitário e a importância da conexão dos imóveis à rede. A concessionária, que universalizou o acesso à água em 2020, vai elevar para 59% o índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto na zona urbana de Teresina até o final de 2024.

“Atualmente, 30% dos colaboradores da empresa são mulheres que estão em pleno desenvolvimento de carreira, tanto na operação como na área administrativa. Dezenas delas ocupam cargos de liderança, entre líderes de equipe, supervisoras, coordenadoras e gerentes. Queremos aumentar essa participação de mulheres no segmento de saneamento. E nossa meta, para os próximos anos, é focar na liderança feminina, visando aumentar o percentual de mulheres em cargos estratégicos”, destaca Renee Chaveiro, diretor-executivo da empresa.

A Águas de Teresina integra o grupo Aegea, líder no setor de saneamento no país, com 12 anos de atuação, presente em 13 estados e 171 cidades, beneficiando mais de 22,7 milhões de pessoas. O processo seletivo preferencial para o público feminino atende às recomendações do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, compostas em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas mulheres e meninas